Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Depois de encontrar uma casa em Cariacica, Fla corre risco em mandar jogo no Pacaembu

Apenas o sexto melhor mandante do Brasileirão, Rubro-Negro precisa melhorar desempenho como mandante para sonhar com o título

09/09/2016 13:30

 


GOAL LEIA MAIS: GOAL

Análise: Brasil 2x1 Colômbia | Análise: Tite transforma a Seleção | Análise: Coutinho precisa ser titular


Isso mudou quando o time de Zé Ricardo encontrou em Cariacica a casa que lhe estava faltando. Em sintonia com a torcida, que lota o Kléber de Andrade e faz a festa toda vez que a equipe joga lá, o Flamengo passou a se sentir em casa.

 

(Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

 

O resultado disso é o excelente aproveitamento do time no estádio. São cinco jogos, quatro pelo Brasileirão e um pela Copa Sul-Americana, cinco vitórias e nenhuma derrota.

 

Mas a falta de casa no início do Brasileirão refletiu na tabela, já que o Rubro-Negro é apenas o sexto melhor mandante do Campeonato Brasileiro atrás de Palmeiras, Atlético-MG, Corinthians, Grêmio e Atlético-PR. Dos cinco times citados, três brigam diretamente com o Flamengo pelo título do Brasileirão.

 

 

Como mandante, a equipe perdeu pontos importantes como no duelo contra o Palmeiras, em Brasília, onde o time rubro-negro foi derrotado por 2 a 1. A diferença entre os clubes na tabela são exatamente de três pontos.

 

O time de Zé Ricardo também perdeu o clássico contra o Fluminense, na Arena das Dunas, e empatou com o São Paulo, novamente em Brasília. De 9 pontos disputados dentro de casa nessas três partidas, conquistou apenas um. 

 

(Foto: Nelson Perez / Fluminense)

 

Já como visitante a coisa muda de figura. O Flamengo é o segundo melhor visitante do Brasileirão com 17 pontos conquistados fora de casa, o mesmo número do líder Palmeiras que fica com o primeiro lugar, apenas no saldo de gols.

 

 

Então, é possível dizer que o time do técnico Cuca está bem equilibrando desde o início da competição, atuando dentro e fora de casa da mesma maneira. Por isso lidera o Campeonato até aqui.

 

Sendo assim, para transformar o sonho do título brasileiro em realidade, o Rubro-Negro vai precisar melhorar o desempenho dentro de casa.

 

Apesar desses dados, nas próximas três partidas, o Flamengo não jogará em 'casa', já que a diretoria optou por mandar o jogo contra o Figueirense, na décima sexta rodada, no Pacaembu, um risco que talvez não seja necessário correr nesta altura do Campeonato.

 

Neste domingo, o Flamengo encara o vitória fora de casa, depois terá a grande "decisão" contra o Palmeiras, no Allianz Parque, jogo que pode dar a liderança para o time de Zé Ricardo ou causar um maior afastamento do time Alviverde na ponta da tabela.

 

(Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

 

Exatamente por isso, o duelo contra o Figueira em Cariacica seria essencial para as pretensões do clube. Em caso de vitória contra o Palmeiras, o estádio estaria lotado e o clima favorável para o Rubro-Negro. Em caso de derrota para o time de Cuca, sem dúvida o torcedor iria ao Kléber de Andrade para seguir apoiando o time.

 

Com cerca de três mil sócios-torcedores a direção justifica a escolha por São Paulo como uma medida para tentar compensar os torcedores paulistas pela proibição de torcedores rubro-negros no jogos contra Palmeiras e São Paulo, esse que será realizado no dia 1 de outubro, no Morumbi. A punição foi uma decisão tomada pelo STJD por conta de uma briga entre torcedores em Brasília.

 


(Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

 

Por mais que essa medida política possa ter boa intenção, o risco que o Rubro-Negro corre em colocar o jogo contra um adversário teoricamente mais fraco num campo "neutro" é grande, principalmente pelas circunstâncias da tabela de classificação. 

 

Com 43 pontos na tabela de classificação, o Flamengo encara o Vitória, neste sábado, no Barradão, em Salvador. A partida é válida pela décima terceira rodada do Campeonato Brasileiro. 
Fonte: Esporte interativo
Mais sobre: