Três partidas abrem no sábado (30) a 17º rodada do Brasileirão. Às 18h30 (horário de BrasÃlia), o Figueirense terá como adversário o Vitória no Orlando Scarpelli. No mesmo dia e horário, na Ilha do Retiro, o Sport receberá o Atlético-PR. Já à s 21h, o Atlético-MG jogará contra o Santa Cruz no Independência. A única dúvida quanto a escalação do sétimo colocado é se Marcelo Oliveira manterá o esquema com três volantes ou se irá colocar Lucas Pratto ao lado de Fred na frente e tirar Lucas Cândido.
No domingo (31), à s 11h (horário de BrasÃlia), no Morumbi, o São Paulo enfrentará a Chapecoense. O técnico Edgardo Bauza ainda não sabe se poderá contar com o atacante Gilberto, que está se recuperando de uma entorse no tornozelo esquerdo. Caso seja vetado, Centurión deverá atuar como falso centroavante. Na lateral-esquerda, Mena, suspenso, será substituÃdo por Carlinhos. Já no meio-campo, Hudson retorna no lugar de Wesley. Com 22 pontos, o Tricolor inicia a rodada na nona posição.
Também no domingo, à s 11h (de BrasÃlia), o Fluminense irá encarar a Ponte Preta no estádio Edson Passos. O técnico Levir Culpi não adiantou a escalação do Tricolor das Laranjeiras para o duelo, mas disse que deverá manter a base da equipe que venceu o Ypiranga-RS pela Copa do Brasil e ainda deixou no ar a possibilidade da entrada do atacante Wellington no time titular.
Internacional e Corinthians se enfrentam neste domingo, à s 16h (horário de BrasÃlia), no Beira-Rio. Em busca do seu primeiro triunfo no comando da equipe, o técnico Falcão adotou o mistério como tática e não deu nenhum tipo de dica da escalação inicial. Sem vencer há oito jogos, o Colorado ocupa a 11º colocação, com 21 pontos.
Do outro lado, o técnico Cristóvão Borges confirmou os retornos do lateral-direito Fagner e o volante Elias nas vagas de Léo PrÃncipe e Rodriguinho, respectivamente. Com 30 pontos, o Timão é o vice-lÃder do Brasileirão, mas vem de dois empates em casa.
Na Vila Belmiro, o quarto colocado Santos receberá o penúltimo Cruzeiro, domingo, às 16h. Se recuperando de edema muscular na coxa esquerda, Lucas Lima não treinou na última sexta-feira (29) é a única dúvida do técnico Dorival Júnior. Caso seja vetado, Vecchio será mais uma vez o substituto.
A Raposa, por sua vez, terá a reestreia de Mano Menezes no comando da equipe. Para o confronto, o treinador montará a zaga com Manoel e Bruno Rodrigo. No meio, Henrique, que se recupera de uma entorse no tornozelo esquerdo, é dúvida. Caso seja vetado, Bruno Ramires será o titular. Já Rafinha disputa vaga com Robinho.
Ainda no domingo, à s 16h (de BrasÃlia), o Flamengo jogará no Couto Pereira contra o Coritiba. O técnico Zé Ricardo poupará o zagueiro Réver por desgaste fÃsico. Rafael Vaz será o substituto. Everton também retorna de suspensão no lugar de Fernandinho. Já Jorge, com dores no joelho esquerdo, segue fora.
Botafogo e Palmeiras se enfrentam neste domingo, à s 18h30 (horário de BrasÃlia), no Luso-Brasileiro. Tentando sair da zona de rebaixamento, o Fogão do técnico Ricardo Gomes deve repetir contra o lÃder do Brasileirão a escalação que eliminou o Bragantino na Copa do Brasil.
Do outro lado, Cuca tem apenas uma dúvida para definir o Verdão para o duelo. Sem Gabriel Jesus, que está com a seleção olÃmpica, o comandante precisa optar se irá manter a equipe com três jogadores rápidos no ataque ou se colocará o centroavante Barrios no lugar de Erik. Recuperado de uma lesão muscular na coxa direita, Moisés também retorna ao time.
O terceiro colocado Grêmio vai a Belo Horizonte para encarar o lanterna América-MG, domingo, à s 18h30 (de BrasÃlia), no Independência. O técnico Roger Machado confirmou a equipe com Marcelo Oliveira na lateral e Pedro Rocha no ataque.
Fonte: Esporte interativo