Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Os reis dos clássicos estaduais no Brasileirão

Conheça quais times venceram mais clássicos estaduais (em SP, RJ, RS e MG) em Campeonatos Brasileiros Unificados (desde 1959). Em um dos estados, o duelo empatou faz poucos dias.

21/06/2016 17:07


Santos

O Santos - ao lado do Palmeiras - é o time que mais tem títulos do Brasileirão Unificado. São oito no total. Também é o paulista que mais disputou clássicos, com 185 partidas. Naturalmente, é o clube com mais vitórias em clássicos (65) e mais derrotas também (66). Curiosamente, o Santos tem retrospecto positivo apenas contra o Palmeiras (24 vitórias, 18 derrotas e 23 empates). Contra o Corinthians, são 19 vitórias, 22 derrotas e 18 empates, e diante do São Paulo, 22 vitórias, 26 derrotas e 13 empates.

Os anos 90 foram terríveis para o Peixe com a escassez de títulos e com poucas vitórias em clássicos. No entanto, a primeira década dos anos 2000 foi ótima. Além de excelentes resultados contra seus principais rivais, o Santos conquistou dois títulos (2002 e 2004), os primeiros do Brasileirão Unificado desde 1968, com direito a duas vitórias em clássico contra o Corinthians nas finais de 2002.


Vasco

No Rio de Janeiro, o Vasco domina os clássicos locais. É o time com o maior número de vitórias (55) e com menos derrotas (45). O retrospecto do Vasco é positivo contra o Botafogo (19 vitórias, 10 derrotas e 16 empates) e contra o Fluminense (18 vitórias, 16 derrotas e 22 empates). Somente contra o Flamengo, o Vasco tem mais derrotas (18 vitórias, 19 derrotas e 19 empates), algo que só vai poder mudar no ano que vem, já que o time amarga o ano na Série B.

Além de ser recordista de vitórias, o Vasco também conseguiu grandes goleadas em clássicos. A maior delas veio em 2001. Um 5 a 1 contra o Flamengo, no Maracanã, com três gols do Romário, um do Euller e outro do Gilberto. Contra o Fluminense, a goleada que entrou para a história foi um 5 a 3, em 1985, com direito a três gols de Roberto Dinamite. Já o chocolate no Botafogo veio em 2004, num 4 a 0 com dois gols de Valdir e dois do sérvio Petkovic.


Grêmio

Por apenas uma vitória, o Grêmio tem o melhor retrospecto em clássicos contra o Internacional no Brasileiro Unificado. São 21 triunfos gremistas, 20 colorados e 17 empates. A disputa é tão parelha que o Grêmio só marcou dois gols a mais do que o rival (56 x 54). Com os dois jogos que serão disputados na Série A deste ano, o Inter pode até mesmo reverter a situação.

O Grêmio ampliou sua vantagem no começo dos anos 2000, quando ficou seis jogos seguidos sem perder para o rival, em sua maior série invicta no duelo. A maior goleada do confronto em Brasileiros veio no ano passado. Jogando em casa, o Tricolor sapecou um 5 a 0 (gols de Giuliano, Luan (2), Fernandinho e Réver contra).


Cruzeiro e Atlético-MG

Este clássico é bem parelho. Cruzeiro e Atlético-MG têm exatamente o mesmo número de vítórias: 22 para cada. Foram 19 empates até hoje. No total, o Cruzeiro marcou 88 gols e o Atlético-MG, 82. O jogo que igualou tudo ocorreu no último dia 12 de junho, quando o Cruzeiro venceu por 3 a 2 jogando no Horto, em um jogo tenso, com quatro expulsões e que marcou a estreia de Fred (que balançou as redes) no Galo.

Na história do confronto em Brasileiros Unificados, a maior goleada foi cruzeirense. Em 2011, o time venceu por 6 a 1, com gols de Roger, Leandro Guerreiro, Anselmo Ramon, Fabrício, Wellington Paulista e Everton. Réver fez o de honra do Galo.

Fonte: Esporte interativo
Mais sobre: