Verdão conquistou em duelos contra o Fogão o Robertão de 1969 e o Brasileirão de 1972
O Palmeiras poderá comemorar o eneacampeonato brasileiro neste domingo (20). Se isso acontecer, será a terceira vez que o tÃtulo virá após uma partida contra o Botafogo. Dessa vez, porém, além de vencer o clube carioca em partida marcada para começar à s 17h (horário de BrasÃlia), no Allianz Parque, o Verdão precisa torcer para que no mesmo horário o Santos perca para o Cruzeiro no Mineirão, e à s 19h30 (de BrasÃlia), o Flamengo tropece diante do Coritiba, no Mineirão.
Em 1969, o Palmeiras conquistou o Torneio Roberto Gomes Pedrosa, o Robertão, após vencer o Botafogo por 3 a 1, com dois gols de Ademir da Guia e outro de César. Três anos depois, o Verdão foi campeão brasileiro ao empatar em 0 a 0 com o clube carioca.
No retrospecto geral do confronto, a vantagem também é alviverde. Em 112 partidas, foram 42 triunfos do Palmeiras contra 34 do Botafogo, além de 36 empates. O Verdão já marcou 166 gols e o Fogão 146.
Em partidas pelo Campeonato Brasileiro, o Palmeiras também tem um retrospecto melhor: 18 vitórias, 14 empates e 14 derrotas.
Considerando as partidas disputadas no antigo Palestra Itália e no Allianz Parque, a vantagem alviverde é ainda maior: 14 triunfos contra apenas cinco do rival, além de oito empates.
Fonte: Esporte interativo