Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Palmeiras não tem ninguém como Raphael Veiga, possível reforço para 2017

Jovem do Coritiba é um meia versátil que virou uma das melhores revelações do Campeonato Brasileiro e despertou o interesse da diretoria do Verdão

15/10/2016 12:51

Por Allan Brito 

Apesar de estar focado nas disputas por títulos de 2016, o Palmeiras também está se planejando para 2017. Por isso um jovem do Coritiba entrou na mira da diretoria do Verdão: tudo indica que o meia-atacante Raphael Veiga, do Coritiba, vai ser contratado em breve. Pode ser um reforço interessante, pois o Palmeiras não tem nenhum jogador com as características dele no atual elenco.

O interesse do Palmeiras já foi divulgado no Uol e no Globo Esporte. De acordo com os sites, o time quer comprar 60% dos direitos do jogador, que pertencem ao Coritiba. Os outros 40% são do Audax, clube no qual ele treinou por quatro anos nas categorias de base. Especula-se que o Palmeiras pode pagar cerca de R$ 10 milhões e ainda ceder dois jogadores (Leandro e Vinicius, que estão emprestados ao Coritiba) para contratá-lo. Mas quem é esse meia que vale tudo isso?

Raphael Veiga tem 21 anos e começou a jogar com frequência no Coritiba a partir de julho deste ano. Recebeu as primeiras chances, fez gol já na terceira partida e se firmou na equipe. Apesar de ter uma boa média de chutes (acertou 15 de 29), a especialidade dele não é balançar as redes. Depois ele marcou apenas mais uma vez.

O ponto forte de Raphael é ser um meia bastante versátil, com movimentação constante em campo, que faz o time se articular. Pode jogar no centro, mas se destaca principalmente quando busca a bola nas pontas, seja na esquerda ou na direita. Também ataca bastante na área e é habilidoso. O principal meia do Palmeiras hoje, Cleiton Xavier, não tem como ponto forte essas características.

Números de Raphael Veiga no Brasileirão 2016:

No elenco do Palmeiras quem mais se aproxima dessa mobilidade e versatilidade é Allione, mas o argentino costuma carregar mais a bola e partir para lances individuais. Raphael prefere distribuir as jogadas e tem boa precisão nos passes: média de 75,4% certos, mesmo com a maioria dos toques sendo para frente, para quebrar as linhas de defesa do adversário. O aproveitamento dele só cai bastante nos cruzametos longos: 36,7%. Mesmo assim é responsável por cobrar muitas bolas paradas do Coritiba.

Raphael é inexperiente e ainda tem feito partidas irregulares. Por isso seus números não são chamativos: ele deu apenas três assistências e criou 23 chances de gol - no Palmeiras sete jogadores criaram mais do que ele. Além disso, tem jogado em um time pior que o Palmeiras e sob grande pressão de lutar contra o rebaixamento. Isso mostra que ele seria uma aposta palmeirense e dificulta uma avaliação sobre o real potencial do jogador.

A única certeza é que Raphael realmente mostrou talento e se tornou uma das melhores revelações do Campeonato Brasileiro de 2016. O Coritiba assinou um novo contrato com ele recentemente, mas renovou apenas até dezembro de 2017, o que só aumenta as chances de algum time contratá-lo. E parece que o Palmeiras está disposto a entrar com tudo nessa aposta.

 

Fonte: Esporte interativo
Mais sobre: