Depois de ser eliminado pelo Santos no Campeonato Paulista, o elenco do Palmeiras teve dois dias de folga, afinal só voltará a jogar em 14 de maio. Agora acabou a moleza: o time vai começar a preparação para o Campeonato Brasileiro nesta quarta-feira e terá muito trabalho pela frente, pois existem pelo menos oito problemas que o técnico Cuca, a diretoria e os jogadores precisam resolver. Esse perÃodo de "férias" pode ser essencial para o time evoluir e se reformular.
Enxugar elenco
Cuca já anunciou que é preciso diminuir o número de jogadores no elenco alviverde. Atualmente são 37 ao todo. Muitos atletas têm grandes chances de serem negociados ou emprestados, como Nathan, Leandro Almeida, João Pedro, Victor Luis, Rodrigo, Régis, Fellype Gabriel e Luan.
Contratar com moderação
O Palmeiras precisa controlar a ânsia de contratar reforços a todo momento. Atualmente a maior carência é na zaga, pois a dupla Vitor Hugo e Thiago Martins ainda não inspira confiança. É mais inteligente investir alto em um reforço que chegue para ser titular do que contratar em grande quantidade e inchar de vez o elenco.Â
Aproveitar reforços
No mais, o Palmeiras precisa mesmo é usar melhor os jogadores já contratados. Muitos deles estão "encostados" no elenco e poderiam ter mais chances, como o atacante Erik, que custou caro, recebeu poucas chances e não aproveitou nenhuma.
Veja números dele no Campeonato Paulista:
Colocar jogadores em forma
Allione, Moisés e Cristaldo são jogadores que poderiam ajudar muito o Palmeiras, mas estão lesionados. Durante esse longo perÃodo, a recuperação deles pode ser acelerada.Â
E também existem atletas que tiveram problemas fÃsicos anteriores e podem fazer um trabalho de fortalecimento para voltarem melhor, como Cleiton Xavier, Arouca, Lucas Barrios, Edu Dracena e outros.
Definir esquema tático
Sem tempo para definir um padrão de jogo, o técnico Cuca optou por mexer bastante na escalação do time até agora. Mas ele já avisou que não gosta disso e pretende implantar um padrão de jogo para a equipe. Para começar é preciso definir melhor a tática que o time usará. Tudo indica que o técnico gosta do 4-4-2, mas a presença de Cleitopn Xavier pode fazer com que ele utilize o 4-2-3-1.
Trabalhar a mente dos jogadores
Palmeiras foi goleado pelo Ãgua Santa e depois disso não perdeu mais (Foto: Cesar Greco/ Fotoarena)
O Palmeiras tem dois problemas que não são normais para um time grande e já atrapalharam em 2016. Os jogadores sofrem contra times pequenos e quando atuam em casa. Pode ser por não suportar a pressão ou por excesso de acomodação, mas Cuca precisa resolver isso.
Como usar jovens
Cuca lamentou a falta de experiência da equipe após a eliminação diante do Santos, mas precisará desses jovens para formar um Palmeiras mais forte. Agora ele precisa definir como tratar promessas importantes, como Thiago Martins, Matheus Sales, Gabriel Jesus e Róger Guedes.
Â