Gabriel, jogador do Santos FC, durante partida contra o São Bernardo FC, válida pela primeira rodada da primeira fase do Campeonato Paulista 2016.
DomÃnio do Tigre
Quase dois meses depois, o torcedor santista pôde rever seu time na Vila Belmiro. Com muito calor e um sol impiedoso, o Peixe iniciou a defesa de seu tÃtulo contra o modesto São Bernardo. Mas, quem esperava uma vitória tranquila, levou um susto. Logo aos 10 minutos de jogo, Luciano Castán, irmão do também zagueiro e ex-corintiano Leandro Castán, aproveitou um bate-rebate dentro da área e estufou as redes de Vanderlei.
Além do gol, o que mais chocou os torcedores e, talvez, até mesmo a equipe de Dorival Júnior, foi a postura tática do Tigre. Armado no 4-4-2, o time de Roberto Fonseca se armou com as linhas altas, próximas ao meio campo, e com uma distância entre o primeiro e o último homem entre 15 e 20 metros.
Desta forma, Renato, Thiago Maia e Lucas Lima não tinham espaço para armar as jogadas. O camisa 20, inclusive, errou muito e se irritou por diversas vezes com a arbitragem.
Aos 18 minutos, a grande chance do alvinegro veio depois de jogada caracterÃstica de Zeca pela direita. O cruzamento ‘no facão’ encontrou Gustavo Henrique livre. O zagueiro cabeceou, mas o goleiro Daniel fez linda defesa no reflexo.
Com coragem e um toque de bola interessante, o São Bernardo ainda teve mais duas grandes chances de ampliar na primeira etapa. Na primeira, Magal recebeu sozinho, dentro da área, mas, se desesperou e cabeceou torto. Na segunda, aos 41, o estreante Lucas VerÃssimo furou na frente de Vanderlei e contou com a sorte, pois a bola também passou pelo centroavante do Tigre.
Quem não faz...
A segunda etapa se iniciou com Serginho no lugar de Thiago Maia e um Peixe em busca do empate a todo custo. Mas os jogadores se mostravam nervosos em campo, errando mais do que de costume. Bem diferente do Santos de 2015. Do outro lado, o São Bernardo se manteve fiel ao seu esquema, mas já mais cauteloso e subindo pouco ao ataque, como já era de se esperar.
Com o passar do tempo, os gritos de incentivo vindos da arquibancada foram substituÃdos por protestos e irritação com a falta de produtividade do ataque. Até os 20 minutos, o goleiro Daniel ainda não havia feito sequer uma defesa. Então, Dorival resolveu sacar Paulinho, que também estrou neste sábado com a camisa do Peixe, para colocar Joel, outro estreante.
Mas quem teve uma chance clara de gol foi o Tigre. Marino conseguiu furar a linha de impedimento do Santos e saiu na cara de Vanderlei. O goleiro, no entanto, cresceu na frente do volante e salvou o Santos. Na sequência, Vanderlei precisou fazer outra grande defesa, em cabeçada de Marino, novamente. Era pressão do São Bernardo e após a cobrança do escanteio, o zagueiro Diego perdeu uma oportunidade incrÃvel, dentro da pequena área.
A esta altura, os jogadores do Santos já eram amplamente hostilizados pelos torcedores. Xingamentos, vaias e revoltas contra o futebol apresentado se tornaram comuns depois dos 30 minutos. Os principais alvos eram Lucas VerÃssimo e Gustavo Henrique.
Enquanto isso, o Tigre perdia chance atrás de chance de garantir os três pontos na Vila Belmiro. Não fosse o excesso de preciosismo dos visitantes, o cenário poderia ter ficado ainda pior para os donos da casa.
E como diz o ditado: quem não faz, toma. O São Bernardo não matou o jogo diante do atual campeão Paulista e sofreu o castigo aos 36 minutos. O goleiro Daniel se confundiu ao tentar sair do gol e viu Lucas Lima cruzar para Gabriel. O camisa 10, com o gol praticamente vazio, não perdoou e empatou de cabeça para explodir a Vila Belmiro, que abandonou os xingamentos no mesmo instante e clamou: Santos, o time da virada!
Apesar do incentivo nos minutos finais, não teve jeito. O empate acabou sendo até lucro para os alvinegros e a caminha santista em busca da oitava final seguida de Paulistão começou apenas com um empate na Vila Belmiro, diante do São Bernardo.
FICHA TÉCNICA
SANTOS 1 x 1 SÃO BERNARDO
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 30 de janeiro de 2016, sábado
Horário: 17h00 (de BrasÃlia)
Ãrbitro: Jose Claudio Rocha Filho
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis e Herman Brumel Vani
Cartões Amarelos: SANTOS: Gabriel. SÃO BERNARDO: Léo Veloso, Paulo..
Renda: R$ 389.315,00.
Público: 9.341 torcedores.
GOLS:
SANTOS: Lucas Lima, aos 36 do 2T.
SÃO BERNARDO: Luciano Castán, aos 10 minutos do 1T.
SANTOS: Vanderlei, Victor Ferraz, Gustavo Henrique, Lucas VerÃssimo e Zeca; Renato (Neto Berola), Thiago Maia (Serginho) e Lucas Lima; Paulinho (Joel), Gabriel e Ricardo Oliveira.
Técnico: Dorival Júnior.
SÃO BERNARDO: Daniel; Eduardo, Diego Ivo, Luciano Castan e Léo Veloso; Daniel Pereira, Daniel Amora, Marino (Lucas) e Cañete (Jean Carlos); Jefferson Kanu (Paulo) e Magal;
Técnico:Roberto Fonseca
Fonte: Esporte interativo