Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

De gols a títulos, os recordes que faltam para Cristiano Ronaldo e Messi

Apesar das façanhas, craques de Real e Barça ainda tentam buscar novas marcas na Liga dos Campeões, como superar a impressionante média de gols de Gerd Müller

16/02/2016 07:00

  1. Média de gols
  2. Gols mais rápidos
  3. Gols em finais
  4. Gols na fase de grupos 
  5. Gol em mais edições
  6. Gols em mais jogos consecutivos
  7. "Hat-tricks" em jogos consecutivos 
  8. Títulos por mais equipes

Falar das façanhas de Cristiano Ronaldo e Messi é chover no molhado, diante do fato de que eles não param de bater recordes atrás de recordes. Mas ainda assim há marcas que eles podem correr atrás, algumas mais fáceis, outras mais difíceis. No retorno da Liga dos Campeões nesta terça-feira, reunimos alguns feitos que pertencem a outros jogadores, desde lendas como Gerd Müller, Di Stéfano, Puskás, Seedorf, Ryan Giggs e Maldini, a outros como Roy Makaay, Luiz Adriano, Massaro e Karl-Heinz Riedle. Veja abaixo.

01

Média de gols

Cristiano Ronaldo fez 89 gols nos 125 jogos disputados na Liga, numa senhora média de 0,71 por partida. Messi marcou 80 vezes em 102 compromissos, com uma média de 0,78. Mesmo com números respeitáveis, eles ainda estão longe de encostar na média incrível de Gerd Müller, de 0,97, pelos 34 gols marcados nos 35 duelos com a camisa do Bayern de Munique.

Gerd Muller Ludovic Giuly Bayern Barcelona sorteio Liga dos Campeões (Foto: Reuters)Gerd Muller com Ludovic Giuly: alemão é referência de gols na Liga dos Campeões (Foto: Reuters)


01

Gols mais rápidos

Roy Makaay precisou de 10,12 segundos para fazer o gol mais rápido da história da Champions League, em duelo entre Bayern de Munique e Real Madrid, em 2007. Quando falamos só de finais, esse papel coube a Paolo Maldini, que levou 53 segundos para balançar as redes na decisão entre Milan e Liverpool em 2005.

01

Gols em finais

Mas ninguém balançou tanto as redes na final da competição como Di Stéfano e Puskás, muito por conta do domínio do Real Madrid na década de 50. Cada um deles fez sete gols nas decisões que disputaram, em marcas que serão difíceis até para gente como Messi e Cristiano Ronaldo alcançarem. Em finais, os rivais de Real e Barça marcaram apenas dois gols, cada (em jogos diferentes), e terão uma missão improvável aqui.

Di Stefano Real Madrid e Barcelona em 1962 (Foto: Agência EFE)Di Stefano é o jogador com mais gols em finais de Champions ao lado de Puskas (Foto: Agência EFE)

Ao menos, eles ainda podem igualar – e até mesmo superar – as marcas de Massaro (Milan, 1994), Karl-Heinz Riedle (Borussia Dortmund, 1997), Crespo (Milan, 2005), Inzaghi (Milan, 2007), Milito (Inter de Milão, 2010). Todos esses têm em comum um fato: com dois gols por final, eles são os artilheiros numa só decisão desde que a Champions adotou o atual formato, em 1992. 

01

Gols na fase de grupos 

Esse recorde pertence a Raúl González, com 53 gols. O ídolo do Real era o maior artilheiro da história da Champions até que Messi e Cristiano Ronaldo o passaram. Ainda assim, a dupla tem menos gols quando falamos apenas de jogos válidos pela primeira fase. O argentino tem 44 e o português 41.

01

Gol em mais edições

A lenda do Manchester United Ryan Giggs balançou as redes em nada menos que 16 edições diferentes de Liga dos Campeões. Já Raúl González fez diferente e marcou em 14 temporadas seguidas. Cristiano Ronaldo vem fazendo gols na Champions há nove anos consecutivos e precisa manter a média para igualar o espanhol em cinco temporadas e o galês em sete. A tarefa é mais fácil para Messi, que deixou sua marca nas últimas 11 edições.

Raúl González Real Madrid (Foto: Getty Images)Raúl González tem marcas relevantes com a camisa do Real Madrid (Foto: Getty Images)
01

Gols em mais jogos consecutivos

Van Nistelrooy não jogou todas as partidas do Manchester United na temporada 2002/03, mas sempre que esteve em campo foi letal. Prova disso foram os nove jogos em sequência que balançou as redes, feito nunca igualado por outro jogador. Cristiano Ronaldo chegou perto disso em 2013/14, mas parou nos oito.

01

"Hat-tricks" em jogos consecutivos 

Aqui o nome de um brasileiro: Luiz Adriano. Na temporada passada, ele fez dois "hat-tricks" em jogos consecutivos, nas vitórias sobre o BATE Borisov (tanto no jogo na Ucrânia quando em Belarus). Messi e Cristiano Ronaldo não terão vida fácil para igualar essa marca, mas tratando-se deles tudo é possível.

Luiz Adriano Shakhtar (Foto: Reuters)Hoje no Milan, Luiz Adriano cansou de marcar gol na edição passada pelo Shakhtar (Foto: Reuters)


01

Títulos por mais equipes

Clarence Seedorf levantou a taça com três camisas diferentes: Ajax em 1995, Real Madrid em 1998 e Milan em 2003 e 2007. Nenhum outro conquistou tal feito. Cristiano Ronaldo pode até conseguir, mas precisa trocar de clube (e ser campeão), após ter vencido a Champions por Manchester United e Real Madrid. Já Messi levou o caneco quatro vezes, todas pelo Barcelona.

Mais difícil será igualar a marca de Ibrahimovic, de jogador que mais marcou gols por equipes diferentes. Pela competição, ele balançou as redes por Ajax, Juventus, Inter, Barcelona, Milan e Paris Saint-Germain, totalizando seis equipes ao todo. 

Fonte: Globo Esporte
Mais sobre: