A decisão de adotar a automação laboratorial deve ser considerada com responsabilidade e coerência. Mesmo que a modernização seja sempre bem-vinda, seria essa tecnologia benéfica para as análises?
Sendo uma tendência crescente no ramo da ciência, implementar recursos tecnológicos contribui para maior eficiência e precisão de resultados.
Dentro das análises clínicas as demandas são grandes e constantes, o que acarreta em processos demorados e alta incidência de erro humano. Felizmente, as alternativas para inovar as operações resolvem grande parte dessas questões.
Mas, antes de implementar qualquer tipo de tecnologia é preciso considerar os tipos de análises, volume de amostra, orçamento disponível, e as vantagens da automação laboratorial.
O que é automação laboratorial?
Basicamente, a automação de laboratórios consiste em implementar tecnologias capazes de executar parte ou integralmente tarefas e processos.
Seu uso pode ser feito tanto em atividades administrativas simples, em tarefas específicas como a titulação, e também para integrar sistemas, transformando totalmente as análises dos laboratórios.
De maneira geral, a automação laboratorial pode ser adicionada nas fases pré-analíticas, analíticas e pós-analíticas para garantir velocidade de resposta e reduzir erros.
Adotar ou deixar de adotar esse recursos leva em consideração o quanto a tecnologia pode corresponder aos modelos de processamento e análise.
A automação é altamente indicada para ser aplicada em processos repetitivos de alto volume, principalmente em grandes laboratórios.
Sua aplicabilidade compreende, principalmente, a automação de tarefas específicas, nos sistemas de análise, no uso de robótica para execução de tarefas complexas e nos sistemas de gestão de informações laboratoriais.
Devo implementar essa tecnologia em meu laboratório?
Sem dúvida a automação laboratorial traz uma série de benefícios para a empresa e para o público em geral.
Como se trata de uma área de análises, quanto maior a eficiência, credibilidade e confiança nos resultados, maior seu crescimento.
O uso da tecnologia evoluiu a maneira como as análises são realizadas, oportunizando maior produtividade. Ao mesmo tempo em que oferece atendimento e resultados rápidos à reduzidos custos operacionais.
Se as operações envolvem procedimentos específicos, reagentes, equipamentos e demais suprimentos para uma análise adequada, implementar a automação laboratorial é altamente recomendada.
Principalmente, se o intuito for aumentar o processamento e reduzir o tempo de espera de laboratórios clínicos, ter maior controle de qualidade e conformidade em indústrias farmacêuticas, ou, aumentar a reprodutibilidade de resultados e automatizar processos repetitivos em centros de pesquisa.
Os riscos em não automatizar os laboratórios são muitos, e estão diretamente ligados ao crescimento e competitividade dos negócios. Até mesmo instituições públicas ou sem fins lucrativos devem inserir a tecnologia em seus procedimentos.
Se não for capaz de excluir, a automação laboratorial é capaz de reduzir erros de armazenamento de amostras ou na execução de testes e análises. Essa é uma vantagem imensa já que a fase pré-analítica é a maior responsável pelos erros de diagnósticos.
De maneira geral, a automação laboratorial é uma ferramenta primordial que garante que os resultados entregues são fiéis às amostras, sem contaminações e outros fatores que geram erros nos resultados.
Benefícios obtidos com ao automatizar um laboratório
Todo laboratório deveria implementar recursos tecnológicos em suas operações. E para comprovar essa afirmação, basta observar os benefícios que podem ser obtidos:
● Aumento da produtividade: maior número de amostras processadas em menor tempo;
● Resultados mais confiáveis pela redução de erros;
● Controle de qualidade muito mais rigoroso;
● Economia de reagentes e otimização do uso de equipamentos;
● Facilidade na elaboração de relatórios e laudos garantindo agilidade na entrega de resultados;
● Melhor gestão de dados e informações;
● Controle de planos de amostragem e registro de amostras;
● Adequação às normas específicas do setor, como a ANVISA, responsável por regularizar o setor;
● Otimização dos processos internos com possibilidade de investigar desvios ou falhas.
O uso da tecnologia na nova era das análises laboratoriais
Não há dúvidas que, se um laboratório deseja manter-se no mercado e continuar crescendo, precisa implementar recursos tecnológicos.
A automação laboratorial transforma a maneira como as análises e experimentos são realizados. Certifica precisão, eficiência, confiança e credibilidade aos resultados. À medida que a tecnologia avança, os laboratórios automatizados conseguem enfrentar e superar os desafios do mercado com maior facilidade.
Além dos benefícios obtidos, a automação laboratorial é um potencializador de inovações e novas descobertas científicas.
Mesmo que sua adesão possa parecer uma decisão apenas estratégica para o negócio, seu uso é essencial para o progresso contínuo da ciência e de toda a sociedade.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.