O cartunista Jota A, conhecido por seu trabalho no Jornal O Dia, foi destaque no 4º Salão de Humor sobre Doação de Órgãos, recebendo quatro prêmios. Ele conquistou o primeiro lugar na categoria charge com o trabalho "Cegonha" e uma menção honrosa pela charge "Corrida". Além disso, obteve o primeiro lugar na categoria Multiplicação e o segundo lugar em cartum com "Anjo". A exposição virtual do salão, que iniciou nesta quarta-feira (16), pode ser acessada no site oficial do evento.
Jota A expressou sua satisfação em ter todos os trabalhos enviados premiados. Segundo o cartunista, foi a maior quantidade de prêmios que já recebeu em um único salão. “Pra mim foi uma emoção muito grande quando os apresentadores do salão de humor foram falando o nome dos artistas premiados. Enviei 4 trabalhos e ter todos os meus desenhos premiados me trouxe uma alegria muito grande. Acho bati o meu o meu recorde de premiação em um salão de humor. Antes disso havia sido premiado com três prêmios no 31º Salão de Humor de Volta Redonda (RJ) em 2021, onde ganhei o primeiro lugar em cartum, 1º lugar em Tiras e Menção honrosa em Charge”, disse o cartunista.
1º lugar: Multiplicação (cartum)
2º lugar: Anjo (cartum)
1º lugar: Cegonha (charge)
Menção Honrosa: Corrida (charge)
Jota A é formado em Educação Artística pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), e além de ser cartunista do Jornal O Dia desde 1988, atua como jornalista-ilustrador, artista plástico, designer gráfico e xilógrafo. Ao longo de sua carreira, acumulou 176 prêmios em salões de humor e três prêmios em concursos de artes plásticas. Ele também foi responsável por criar o Salão Medplan de Humor, evento anual que já se consolidou no calendário cultural piauiense.
Além de suas colaborações com jornais e revistas locais e nacionais, como O Pasquim21, Jornal do Brasil, e Correio Corisco, Jota A também contribui com charges para o Greenpeace Brasil. Sua produção é vasta, incluindo participação no projeto MSP+50, que homenageia os 50 anos de criação dos personagens de Maurício de Sousa, com destaque para seu trabalho com o personagem Chico Bento. Ele é curador do Salão de Caricaturas do Teresina Shopping há quatro anos e do Salão de Humor Medplan/Humana Saúde há 15 anos.
O cartunista também já lançou diversos livros, entre eles "Humor Todo o Dia" (1997), "Cara e Coroa" (2005), "Traço e Riso" (2012), "As Premiadas do Jota A" (2020), e "Mestre Dezinho: Arte na Madeira" (2024). Sua trajetória inclui ainda a coordenação artística da Feira Literária de Barra Grande e da Feira Literária de Luís Correia. Além disso, ele ministra palestras e cursos de desenho de humor, sendo um dos nomes mais reconhecidos do humor gráfico no Brasil.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.