O navio de carga Concórdia naufragou na noite deste domingo (15), próximo à Ilha de Itamaracá, no Grande Recife, enquanto seguia rumo a Fernando de Noronha. A embarcação transportava 180 toneladas de materiais, entre alimentos e materiais de construção, e tinha nove tripulantes a bordo. Até o momento, cinco tripulantes permanecem desaparecidos, enquanto outros quatro foram resgatados com vida pela Marinha do Brasil.
De acordo com o dono do navio, Antônio Gonçalves, a tripulação decidiu retornar ao Recife após parte da carga se soltar durante a viagem, causando instabilidade na embarcação. "O barco saiu no sábado (14) e estava quase no meio do caminho quando a tripulação optou por voltar devido ao deslocamento da carga. Infelizmente, não conseguiram completar o retorno", afirmou Antônio.
O naufrágio ocorreu a cerca de 15 quilômetros da praia de Ponta de Pedras, em Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. O alerta sobre o naufrágio foi emitido na noite de domingo, e a Marinha do Brasil, junto com a Força Aérea Brasileira, está conduzindo as buscas pelos cinco tripulantes desaparecidos.
Os quatro sobreviventes foram resgatados pelo Navio Rebocador de Alto Mar 'Cormoran', e, segundo a Marinha, estão em boas condições de saúde. As operações de busca e salvamento seguem coordenadas pelo Salvamar Nordeste, com o apoio do Navio-Patrulha Macau e da aeronave H36.
LEIA TAMBÉM
Além disso, a Marinha emitiu um aviso à comunidade marítima para que embarcações próximas ajudem nas buscas. A rota entre Recife e Fernando de Noronha é longa, com aproximadamente 545 quilômetros, e os navios que abastecem a ilha levam cerca de 48 horas para completar o percurso.
Até a última atualização, não havia informações sobre para onde os tripulantes resgatados foram levados. A Marinha continuará a divulgar novos detalhes sobre as buscas.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.