Portal O Dia

Correios atualiza operação de sistemas e demonstra melhorias; veja o que mudou

Os resultados do processo de modernização dos sistemas e equipamentos dos Correios estão começando a se concretizar, é o que aponta as estimativas da consultoria em tecnologia da informação Service IT, responsável pelos trabalhos. Cerca de onze meses após a migração do banco de dados da empresa para a nova plataforma em nuvem Oracle, em março de 2023, alguns processos estão demonstrando melhorias significativas em termos de agilidade.

Anteriormente, a estatal, que conta com mais de 86 mil funcionários, levava seis horas para executar sua Folha de Pagamento, um tempo que foi reduzido para apenas duas horas. Além disso, o cálculo de benefícios, como vale refeição, agora é concluído em apenas 11 minutos, em comparação com os 50 minutos que eram necessários anteriormente.

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Correios atualiza operação de sistemas e demonstra melhorias; veja o que mudou

Além da modernização dos sistemas, foram substituídas as máquinas com mais de uma década de uso.

"Operamos em um mercado altamente competitivo e lidamos com prazos apertados, então a flexibilidade proporcionada pelo projeto resultou em maior eficiência e aumento da produtividade", afirma Maria do Carmo Perpétuo, diretora financeira e de tecnologia da informação dos Correios.

Vencedora da licitação em janeiro de 2022, a Service IT assumirá a gestão de dados e equipamentos dos Correios por mais 37 meses, abrangendo unidades em Brasília e São Paulo.

Confira as últimas inovações dos Correios

Nos últimos anos, os Correios têm buscado se modernizar e acompanhar as tendências tecnológicas para melhorar seus serviços e eficiência operacional. Algumas das últimas inovações incluem: