Um descarrilamento de trem de carga na madrugada desta quarta-feira (18), próximo à Estação Brás, causou sérios transtornos nas linhas 11-Coral e 12-Safira da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), em São Paulo. O acidente afetou a circulação de trens urbanos, gerou longas filas, plataformas lotadas e aumento nos tempos de espera, afetando diretamente os passageiros.
Por volta das 2h10 da manhã, um trem de carga operado pela MRS Logística descarrilou na via 3, perto da Estação Brás, impactou também as vias 1 e 2. Como resultado, a operação das linhas 11-Coral e 12-Safira foi interrompida parcialmente. A CPTM iniciou rapidamente o atendimento emergencial, acionou ônibus do Sistema Paese para transportar os passageiros entre as estações Brás e Tatuapé. A companhia também disponibilizou integrações gratuitas com o Metrô nas estações Tatuapé e Corinthians-Itaquera.
A CPTM informou que, por volta das 7h, a circulação na Linha 12-Safira estava sendo normalizada. Entretanto, na Linha 11-Coral, o serviço seguia com restrições, operando com um único trem em alguns trechos e intervalos maiores entre as estações Tatuapé e Brás. O Expresso Aeroporto, que também foi afetado, voltou a circular por volta das 7h, aliviando parte dos transtornos aos passageiros.
Até o momento, não há registro de feridos no acidente. A CPTM e equipes da MRS Logística estão no local para remoção dos vagões e para avaliar possíveis danos à infraestrutura ferroviária. A causa do descarrilamento está sendo investigada, mas ainda não há previsão para a completa normalização das operações.
Para minimizar os transtornos, a CPTM implementou rotas alternativas:
- Sistema PAESE (Plano de Apoio entre Empresas de Transporte em Situações de Emergência): Foram disponibilizados 57 ônibus para atender os passageiros nos trechos afetados.
- Transferências com o Metrô: Durante os horários de pico, as transferências entre a CPTM e o Metrô nas estações Brás e Tatuapé foram liberadas, permitindo que os passageiros utilizassem as linhas do Metrô como alternativa.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.