O tão aguardado estádio do Flamengo está a cada dia mais perto de sair do papel com o avanço nas negociações para a compra do antigo gasômetro que fica localizado na zona portuária do Rio de Janeiro. Um dos responsáveis pelo projeto extraoficial do estádio divulgado nesta sexta (22), é o arquiteto piauiense Francis Júnior.
O Flamengo ainda se resguarda de divulgar um projeto oficial, visto que o terreno carioca de 88 mil metros quadrados ainda não está garantido. Mas enquanto se resolve toda a papelada do local, alguns projetos paralelos já se espalham nas redes sociais e empolgam a torcida rubro-negra. Como foi o caso do projeto feito em formato de vídeo 3D divulgado por Francis Júnior no X (antigo Twitter) na tarde da última sexta-feira (22).
O admirável trabalho do arquiteto apresenta uma mega estrutura com praça, shopping e arquibancadas bem próximas ao campo. Sem muitos detalhes técnicos, Francis afirmou que seguiu as dimensões exatas do terreno. Segundo alguns avaliadores, a construção do projeto apresentado pelo piauiense pode chegar custar mais de R$ 2 bilhões.
Francis detalha seu projeto
Em entrevista exclusiva ao portal O Dia, Francis Júnior deu detalhes do que seu projeto para o estádio do Flamengo aborda. Segundo ele, sua fonte de inspiração foi as próprias cores do time, a torcida e mascote.
O arquiteto ainda explicou que a ideia do estádio integrado com um shopping irá agregar no funcionamento do local, fazendo com que o estádio do Flamengo esteja aberto não somente durante os jogos, mas também em horário comercial, o que consequentemente ajudará na movimentação das proximidades.
Francis Júnior é formado pela Universidade Federal do Piauí e atua no mercado há mais de 20 anos. Além desse projeto para o estádio do Flamengo, o arquiteto também já elaborou outros projetos para o clube, como a revitalização da entrada de um dos Centros de Treinamento do time e também já chegou a projetar a quadra de uma escolinha de futebol do Flamengo na comunidade Tabajara no Rio de Janeiro. Nesse último trabalho, o projeto de Francis foi reconhecido pelo próprio Zico, ex-jogador do time rubro-negro.
O Piauiense afirma se orgulhar de ter seu trabalho reconhecido por importantes craques do time e por torcedores. Para ele, que também é torcedor do Flamengo, é um privilégio fazer parte da história do clube rubro-negro.