Portal O Dia

Estelionatário é preso suspeito de aplicar golpes com venda de passagens aéreas

Um homem identificado como Ronaldo foi preso suspeito de aplicar golpes com a venda de passagens aéreas mais baratas. Ao todo, cerca de 12 pessoas foram vitimas do golpe nas cidades de Teresina, Altos e São Paulo. A prisão ocorreu após cumprimento de mandado na manhã desta quarta-feira (13), na zona leste da capital. 

De acordo com as investigações, o homem entrava em contato com os supostos clientes e, após receber o pagamento, bloqueava o contato da pessoa no whatsapp. “Ele prometia às vítimas passagens em um valor mais barato. Quando a pessoa pagava, ele bloqueava a pessoa e sumia. Quando a pessoa que comprou ia viajar não tinha nada em seu nome”, explica o delegado Humberto Mácola, titular da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), responsável pelas investigações. 

Reprodução
Estelionatário é preso suspeito de aplicar golpes com venda de passagens aéreas

O delegado aponta que as investigações tiveram início há aproximadamente cinco meses, após algumas das vítimas registrarem boletins de ocorrência. “As primeiras denúncias começaram a chegar em abril. Ao decorrer das investigações as vítimas foram identificadas outras e descobrimos vítimas até de outro estado”, acrescenta Humberto Mácola. 

O mandado de prisão foi expedido pelo Juiz da Central de Inquéritos, Valdemir Ferreira Santos. A ação ocorreu com apoio da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil do Piauí. 

Golpe de passagens aéreas: entenda como funciona

Nos últimos anos, o golpe de passagens áreas tem se tornado cada vez mais comum. Com o aumento de compras online, ficamos mais suscetíveis a esse tipo de crime. Nesse golpe, as passagens áreas geralmente são vendidas em valores mais baratos e acessíveis. As pessoas efetuam a compra por meio de vendedores fraudulentos, que nem chegam a emitir uma passagem, ou acabam emitindo um bilhete falso. 

Dessa forma, antes de efetuar a compra, é necessário atentar-se a alguns pontos para que essa situação seja evitada. Por isso, destacamos algumas dicas essenciais para te ajudar a não cair em golpes de passagens aéreas:

1. Compre de Fontes Confiáveis:

Ao adquirir passagens aéreas, sempre opte por sites e agências de viagens respeitáveis. Verifique se o site possui um histórico sólido e boas avaliações de clientes. Evite comprar passagens em redes sociais ou sites não reconhecidos.

2. Cuidado com preços muito baixos:

Ofertas extremamente baratas podem ser um sinal de alerta. Golpistas frequentemente atraem vítimas com preços irresistíveis. Compare os preços em várias fontes para ter uma ideia realista do valor da passagem.

3. Evite pagamentos adiantados em dinheiro ou transferências bancárias:

Desconfie de qualquer solicitação de pagamento adiantado por transferência bancária ou em dinheiro. Utilize métodos de pagamento seguros, como cartões de crédito, que oferecem proteção contra fraudes.

4. Pesquise detalhes da companhia aérea:

Certifique-se de que a companhia aérea seja legítima. Verifique o site oficial da companhia para confirmar horários de voos, políticas de bagagem e outras informações relevantes.

5. Esteja atento a mensagens e comunicações suspeitas:

Golpistas frequentemente enviam e-mails falsos que parecem ser de companhias aéreas ou agências de viagens. Verifique cuidadosamente os remetentes e evite clicar em links suspeitos ou fornecer informações pessoais.

Jailson Soares/O Dia
Saiba como evitar cair em golpe de passagens áreas

Caiu em um golpe de passagem aérea? saiba o que fazer

Mesmo com todos os cuidados, às vezes, os viajantes podem cair nesse tipo de golpe. Se você se encontrar nesta situação, não entre em pânico. Existem medidas que você pode tomar para tentar minimizar o impacto financeiro. Confira a seguir:

1. Contate a companhia aérea ou agência Imediatamente:

Assim que perceber que caiu em um golpe, entre em contato com a companhia aérea ou agência de viagens mencionada na reserva. Eles podem verificar se a reserva é legítima e ajudar na resolução do problema.

2. Documente tudo:

Guarde todos os registros de comunicação, como e-mails, mensagens ou registros de chamadas, relacionados à sua reserva fraudulenta. Isso pode ser útil ao relatar o incidente às autoridades.

3. Denuncie às autoridades:

Registre uma queixa junto às autoridades locais de combate a fraudes e também às plataformas online onde você fez a compra. Isso pode ajudar a rastrear e interromper as atividades dos golpistas. Em Teresina, a denúncia pode ser feita junto a Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), localizada na Avenida João XXI, bairro Santa Isabel, zona Leste da capital.

4. Entre em Contato com sua Instituição Financeira:

Se você pagou pelo golpe com um cartão de crédito, entre em contato com sua instituição financeira imediatamente. Eles podem iniciar um processo de disputa para reverter a transação fraudulenta.