Portal O Dia

Festa da firma: saiba como se comportar em confraternizações corporativas

Com a chegada do final de ano, muitas empresas já começam a organizar as confraternizações e festas corporativas. Um momento para reunir todos os colaboradores da empresa e celebrar as realizações ao longo do ano. Apesar de ser uma “festa da firma”, é importante que todos saibam como se portar, afinal, não podemos esquecer que, mesmo sendo um encontro informal, ainda assim, há pessoas do trabalho reunidas. Uma postura errada gera desconforto e pode resultar até em demissões. Mas, como evitar essa ressaca moral após a confraternização da empresa?

Freepik
Festa da firma: saiba como se comportar em confraternizações corporativas

O analista comportamental Jex Xavier lembra que algumas ações e atitudes devem ser feitas de forma comedida, afinal, há uma imagem profissional e uma carreira que precisam ser zeladas, independente de ser um momento de confraternização ou de reunião. O especialista reforça também que o bom senso deve sempre prevalecer, a fim de evitar penalidade em caso de excesso. 

“Se ao longo do ano um determinado profissional construiu uma imagem, mas quando chegou na confraternização do final de ano ele demonstrou atitudes não tão corretas, isso não vai ser favorável para ele. Nessas festas, as pessoas tendem a se soltar mais e mostrar sua personalidade, porque o ambiente é favorável, mas algumas acabam se exaltando, especialmente devido ao consumo de bebida alcoólica, e isso pode atrapalhar sua carreira profissional", comenta Jex Xavier.

Jorge Machado/O Dia
Festa da firma: saiba como se comportar em confraternizações corporativas

Consuma bebida alcoólica com moderação

O consumo exagerado de bebida alcoólica pode ser um grande vilão nas festas de final de ano das empresas. Se o profissional não tiver controle sobre a quantidade ingerida, pode-se gerar momentos desagradáveis e comprometedores, chegando a resultar, inclusive, em demissões.

Quem bebe demais e não tem autocontrole, acaba se desinibindo bastante. Algumas pessoas chegam a subir em cima da mesa, tiram os sapatos, falam o que não devem, fazem comentários desnecessários, e isso é muito delicado

Jex XavierAnalista comportamental

A dica do analista comportamental é clara: se você não consegue controlar a ingestão de bebida alcoólica, é melhor evitá-la. Algumas pessoas, ao consumirem drinks em excesso, podem protagonizar cenas constrangedoras, colocando em risco a vaga de emprego desse colaborador.

Evite comentários desnecessários

Outro ponto crítico nas confraternizações corporativas é o cuidado com os comentários. Durante a festa, as pessoas costumam se soltar e fazer observações sobre o ambiente, a comida, o local e até mesmo sobre colegas e chefes. No entanto, é importante lembrar que comentários negativos ou passivo-agressivos podem gerar desconforto e prejudicar a imagem profissional.

“É preciso ter cuidado, quando estiver na festa, em não ficar comentando com as pessoas sobre a festa em si, que o enfeite não está legal, que a comida não está boa ou que não gostou do lugar escolhido, pois pode acontecer, entre uma fala e outra, que algum chefe ouça e crie um mal-estar”, explica Jex Xavier.

Siga o valor estipulado no amigo-oculto

Para deixar a noite mais divertida e animada, muitas pessoas apostam nas brincadeiras e, uma das mais conhecidas é, sem dúvidas, o amigo-oculto. Antes de realizar o sorteio, é comum que seja estipulado um valor do presente ou lembrança a ser comprado, porém, mesmo com essa regra, algumas pessoas insistem em não seguir e compram presentes abaixo do combinado.

Segundo Jex Xavier, isso pode gerar uma certa chateação da pessoa que recebeu um presente com valor abaixo do combinado. A mesma situação desconfortável pode acontecer se uma pessoa comprar um valor bem acima do que ficou determinado.

“Se foi estipulada a cota, siga o que ficou determinado. Quem compra um presente muito abaixo, dá a impressão de que aquela pessoa não é tão significativa. Já quem compra um presente mais caro, pode passar um ar de arrogância ou até mesmo de que aquela pessoa que ela tirou merece mais do que as outras”, ressalta.

Freepik
Festa da firma: saiba como se comportar em confraternizações corporativas

Evite tratar o chefe como um amigo íntimo

Ainda que a confraternização da empresa seja um momento no qual todos os colaboradores possam interagir e unir grupos distintos, lembre-se de manter respeito profissional, principalmente com os chefes. Segundo o analista comportamental, por mais que a “festa da firma” permita essa descontração, a hierarquia continua existindo na estrutura organizacional. 

“Evite bajular o chefe ou fazer comentários inconvenientes. Você pode agradecer pelo evento proporcionado, pelo ano produtivo, mas sempre mantendo uma conversa amigável e respeitosa”, disse.

Evite bajular o chefe ou fazer comentários inconvenientes. Você pode agradecer pelo evento proporcionado, pelo ano produtivo, mas sempre mantendo uma conversa amigável e respeitosa

Jex XavierAnalista comportamental

Nunca leve comidas e bebidas para casa

Outro comportamento que deve ser evitado nas confraternizações de fim de ano é levar comida ou bebida para casa. Embora as festas costumem ser farta, o ato de pegar alimentos ou itens decorativos e levá-los para casa pode ser interpretado como falta de educação e respeito. 

“Algumas pessoas acabam se aproveitando que há uma fartura de comida e querem levar tudo para casa. Há pessoas que chegam a levar uma sacola dentro da bolsa para colocar os alimentos. Não tem problema nenhum levar aquela fatia de bolo que você recebeu e não comeu, ou levar algo que estão distribuindo para todos, mas quando isso é de maneira excessiva, é um absurdo e fica feio para essa pessoa”, reforma Jex Xavier.

O analista comportamental explica que, durante a festa, o colaborador pode repetir quantas vezes quiser, desde que o faça sem exagero. Uma dica importante é nunca colocar comida em excesso. Coloque pequenas porções e, se desejar, repita. “Nunca fale de boca cheia, segue corretamente os talheres e nunca coma com as mãos. São regras simples de educação, mas que fazem muita diferença no modo como os outros te notam”, acrescenta.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.