Portal O Dia

General Braga Netto entregou dinheiro a golpistas em sacolas de vinho, diz Polícia Federal

A Polícia Federal (PF) prendeu neste sábado (14) o ex-ministro e general da reserva Walter Souza Braga Netto, acusado de ser um dos principais articuladores de uma tentativa de golpe de Estado. De acordo com as investigações, Braga Netto teria coordenado ações ilícitas de militares com formação em Forças Especiais, conhecidos como "kids pretos", e entregue dinheiro a esses golpistas, utilizando sacolas de vinho para realizar o repasse financeiro.

Reprodução/Agência Brasil
General Braga Netto entregou dinheiro a golpistas em sacolas de vinho, diz Polícia Federal

O golpe visava garantir a permanência de Jair Bolsonaro na presidência após a derrota nas eleições de 2022. Segundo as apurações, Braga Netto desempenhou um papel central na organização de uma trama criminosa que envolveu militares e outros membros do governo, incluindo tentativas de execução de autoridades como o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, o presidente Lula e seu vice, Geraldo Alckmin.

Além de ser o responsável por financiar ações ilegais, Braga Netto teria também tentado manipular informações sigilosas sobre acordos de colaboração envolvendo o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid. A PF aponta que o general foi peça-chave no alinhamento de versões entre os investigados, com o objetivo de obstruir a investigação e controlar a narrativa dos fatos.

A prisão do ex-ministro ocorreu em sua residência, no bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro. Ele ficará sob custódia da 1ª Divisão de Exército no Rio de Janeiro, enquanto as investigações continuam. A defesa de Braga Netto, por sua vez, ainda não se manifestou sobre o caso.

Por que a prisão de Braga Netto foi realizada no sábado?

A prisão de Walter Souza Braga Netto foi realizada no sábado (14) devido à logística da operação. Inicialmente, a Polícia Federal (PF) planejou cumprir os mandados de prisão e busca na sexta-feira (13), mas decidiu aguardar a chegada de Braga Netto ao Rio de Janeiro, já que ele estava viajando.

Além disso, a PF precisou respeitar a legislação que proíbe a execução de mandados de busca e apreensão durante a noite (entre 21h e 5h). Como Braga Netto chegou ao Rio de Janeiro na noite de sexta-feira, a operação foi iniciada na manhã do sábado, cumprindo todos os requisitos legais.

Com informações da TV Brasil


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.