Ary Toledo faleceu em São Paulo neste sábado (12) aos 87 anos. O humorista estava internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, até o momento, a causa da morte não foi divulgada. A notícia de seu falecimento foi anunciada por sua família através do perfil oficial do artista nas redes sociais.
LEIA TAMBÉM
Nas redes sociais, a família usou o perfil oficial do artista para divulgar a notícia. "Com profundo pesar, anunciamos o falecimento de Ary Christoni de Toledo, um humorista brilhante que iluminou nossas vidas com seu talento e risadas. Que sua memória continue a trazer sorrisos a todos nós... Sentiremos a sua falta Mestre”, diz a publicação.
O velório de Ary Toledo será realizado no Ossel Memorial, em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo, a partir das 19h deste sábado. O humorista será cremado em cerimônia privada
Quem foi Ary Toledo?
Ary Toledo é um humorista, ator e apresentador brasileiro, conhecido por seu estilo irreverente e suas imitações. Nascido em 1936, ele se destacou na televisão brasileira, especialmente durante as décadas de 1960 e 1970, participando de programas de auditório e humorísticos.
Durante sua carreira, Ary Toledo gravou diversas canções humorísticas, escreveu peças teatrais e realizou shows em todo o Brasil. Suas apresentações eram caracterizadas pelo humor crítico e muitas vezes obsceno, que, apesar de polêmico, conquistava grandes audiências.
Entre suas canções mais conhecidas estão "A Moda do Zé", "Dona Maroca" e "O Rico e o Pobre". Toledo também se destacou por suas sátiras políticas durante o regime militar, período em que chegou a ser detido devido ao conteúdo de suas apresentações. Contudo, seu carisma e popularidade o mantiveram ativo no cenário artístico até os últimos anos de vida.
Ao longo de sua carreira, Ary Toledo deixou sua marca em várias gerações de humoristas e comediantes. Conhecido por suas piadas ácidas, que muitas vezes exploravam o politicamente incorreto, ele influenciou o estilo de humor popular no Brasil.
Além das piadas e apresentações, Toledo escreveu livros e lançou álbuns de anedotas, se consolidando como um dos mais prolíficos humoristas brasileiros. Ele acumulou mais de 90 mil piadas ao longo de sua vida, contando-as em programas de TV, discos e espetáculos.
Obras e contribuições de Ary Toledo
Filmes e Participações na TV
- Cinema
- Esse Mundo é Meu (1964)
- A Compadecida (1969)
- Tentação na Cama (1984)
- Documentários: Mazzaropi (2013), Tá Rindo de Quê? - Humor e Ditadura (2019), Inezita (2019)
- Televisão
- O Vigilante Rodoviário (1962)
- A Praça É Nossa (1987/1991/2017/2019)
Principais obras de Ary Toledo
- Descobrimento do Brasil (com Chico de Assis)
- Modinha de Ser
- Os Textículos de Ary Toledo (2011)
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.