Portal O Dia

Inverno em Minas: um convite à Serra da Mantiqueira

Imagine um cenário com várias montanhas e colinas cobertas por uma névoa suave, árvores e uma vegetação mais úmida, cenários hollywoodianos de tirar o fôlego, interação com animais, característicos de regiões montanhosas, além disso, temperaturas amenas que convidam ao uso de casacos, gorros, luvas, e o ar fresco é preenchido pelo aroma de delícias culinárias típicas e outros atrativos de encher os olhos. Este é o cenário que o Governo de Minas Gerais quer que você, leitor do Jornal O Dia, descubra com a campanha “Inverno em Minas”. Nessa matéria especial vamos desbravar a estação mais fria do ano, o inverno, com foco especial na Serra da Mantiqueira, região Sul do estado, conhecida como a Suíça Mineira.

Governo de Minas Gerais
Inverno em Minas: um convite à Serra da Mantiqueira

Oferecendo uma combinação única de paisagens deslumbrantes, aventuras ao ar livre e uma rica experiência cultural e gastronômica, as cidades de Extrema, Gonçalves e Monte Verde, no Sul de Minas, são os destinos perfeitos para quem deseja desfrutar do inverno de maneira especial. Há diversão para todos os gostos, desde aventuras radicais com quadriciclos e interações com falcões, a um jantar romântico intimista a luz de velas, piano e gastronomia de dar água na boca com um ex-participante do Masterchef, reallity show gastronômico de maior sucesso no Brasil.

As cidades, que por sinal estão bem próximas uma das outras, se interligam no turismo local, proporcionando uma imersão aos prazeres do inverno no Sul de Minas, conhecido por ter temperaturas que se aproximam de zero, sendo uma das regiões mais frias do país. O território do Sul de Minas conta ainda com uma série de atrativos, como parque, cachoeiras, artesanato, chocolate, cerveja, cachaça, eventos radicais, hotéis e restaurantes luxuosos, transformando-se em um ótimo roteiro para quer aproveitar o inverno com tudo que se tem direito.

Jornal O Dia no Sul de Minas

Para estimular o turismo na região, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, com patrocínio da Cemig, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, apresenta o Território Sul de Minas, com uma série de atrativos para curtir as temperaturas mais baixas. O roteiro faz parte da campanha Inverno em Minas, que tem o objetivo de posicionar o estado como um dos principais destinos turísticos na estação mais fria do ano.

Entre os dias 27 e 30 de junho, 40 jornalistas de várias regiões do Brasil foram convidados para desbravar os mistérios do período mais frio do ano na campanha “Inverno em Minas”. A prees trip iniciou na cidade de Belo Horizonte, capital mineira, com um jantar de receptivo no Palácio da Liberdade. Após isso, os jornalistas foram divididos em cinco grupos, especialmente preparadas para vivenciar roteiros inesquecíveis do inverno mineiro.

O Jornal O Dia, vinculado ao Sistema O Dia de Comunicação, foi convidado a visitar o Sul de Minas. A região nesta época do ano proporciona experiências únicas e emocionantes para os amantes do turismo, permitindo vivenciar culturas, tradições diferentes, aventuras e belezas naturais no período do inverno que são um grande atrativo visual, proporcionando cenários fotográficos e momentos inesquecíveis.

Ezequiel Araújo/O Dia
O Jornal O Dia visitou o Sul de Minas a convite do Governo de Minas Gerais

Destino perfeito para os amantes do turismo

O extremo Sul de Minas Gerais é conhecido por ser um destino famoso pelas regiões que apresentam climas mais amenos e frios. A Serra da Mantiqueira, por exemplo, é uma cadeira de montanhas que se estende pelos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Conhecida por sua beleza natural, o clima mais tranquilo e rico em biodiversidade, a região é um destino turístico popular para ecoturismo, turismo de aventura e de bem-estar. Além disso, o local também é uma ótima escolha para aqueles que desejam retirar do guarda-roupa peças mais grossas e densas, característicos de locais onde o calor não se encontra com tanta facilidade.

Aos amantes do frio, a rota perfeita para visitar a Serra da Mantiqueira seria conhecer as cidades de Extrema, Gonçalves e Monte Verde. As cidades, apesar de apresentarem suas particularidades, são uma boa pedida para aqueles que desejam ter uma imersão no inverno e, com isso, registrar memórias inesquecíveis com a estação mais fria do ano.

A cidade de Extrema é uma das portas de entrada para a Serra da Mantiqueira. O município, que se destaca por suas belezas naturais, oferece uma combinação perfeita de aventura e tranquilidade. Para os mais aventureiros, trilhas que conduzem a cachoeiras e mirantes proporcionam vistas deslumbrantes das montanhas cobertas de névoa. Já os que preferem algo mais relaxante podem aproveitar as pousadas acolhedoras, com lareiras e decoração rústica, que remetem ao charme europeu.

Ezequiel Araújo/O Dia
Inverno em Minas: um convite à Serra da Mantiqueira

Igor Fernando, chefe de Empreendedorismo, Qualificação e Marketing na Secretaria de Turismo de Extrema (MG), ressalta que, por conta da cidade possuir vários atrativos turísticos, a gestão pública do município resolveu por dividir em subgrupos os diversos empreendimentos em formatos de rota para uma imersão mais intimista nas potencialidades do turismo local.

“Com uma gestão que acredita no turismo e com fortes investimentos, a cidade de Extrema se consolida em várias frentes aqui na nossa região. Desde turismo religioso, gastronômico ou rural, temos ainda turismo de aventura e natureza. Em Extrema o turismo é dividido em cinco rotas: temos a rota dos ventos, rota das águas, rota das pedras, rota do sol e rota das rosas. São vários atrativos em uma única cidade”, disse.

O município de Gonçalves, por exemplo, é outra joia escondida na Serra da Mantiqueira. A cidade, com sua atmosfera intimista, é famosa pelas pousadas charmosas e pela excelente gastronomia. É impossível falar de Gonçalves sem mencionar a cozinha mineira, suas montanhas e a sua cachaça de alambique, produção 100% artesanal na região. Para completar a experiência, restaurantes locais oferecem menus especiais com pratos quentes, ideais para os dias mais frios. O local também é casa do chef de cozinha Danilo Costa, ex-integrante do Master Chef, reality de culinária mais famoso do Brasil.

Ainda na passagem por Gonçalves, há uma Casa de Cogumelo que se torna parada obrigatória no tour pela cidade. Gerida pelo produtor Felício Costa, o local é tido como um oásis para os amantes de cogumelos, ou até mesmo curiosos pelo Reino Fungi. Ao O Dia, Costa destacou que a visita ao local se sobrepõe ao turismo, tornando-se, também, em uma excelente experiência educativa.

“Aqui na Casa de Cogumelos nós fomos transformando isso num turismo rural, onde misturamos o turismo com construção de conhecimento. Nós damos curso de produção, aula de biologia sobre os fungos, fazemos tudo isso de uma maneira bem legal. A forma que a gente mais liga os fungos são com decomposição. Tudo que é matéria orgânica é um amontoado de minerais onde fazemos as cadeiras de DNA, que dá características e forma de vida para cada coisa. Então, nós aprendemos constantemente com eles e, assim, fazemos também esse turismo educativo”, relatou.

Divulgação/Governo de Minas Gerais
A Casa de Cogumelo é parada obrigatória no município de Gonçalves

Já a cidade de Monte Verde, por sua vez, é um dos destinos mais procurados durante o inverno. Durante todo o ano, a cidade registra climas amenos e, especialmente no inverno, as temperaturas podem chegar abaixo de zero, sendo, assim, um convite para desfiles de casacos e encontros regados a chocolate quente e vinhos finos. A cidade, que parece saída de um conto de fadas, é conhecida por suas construções em estilo europeu e pela atmosfera romântica.

Além disso, Monte Verde também oferece atividades ao ar livre, como patinação no gelo e passeios de quadriciclo, entre outros eventos turísticos. Um desses atrativos é a Escola de Falcoaria em Monte Verde. O local, além de ser um reduto para abrigar falcões, águias, harpias e corujas, também proporciona um contato e conscientização sobre a importância de se preservar o reino animal, como explica o biólogo e falcoeiro Riuvanio Rodrigues.

“A Escola de Falcoaria foi criada com a ideia de fomentar financeiramente o projeto de reabilitação das aves de rapina, recolhidas em operações policiais aqui na região Sul de Minas e região Norte de São Paulo. Hoje, temos aqui mais a questão acadêmica acontecendo. Recebemos alunos de Medicina Veterinária e Biologia para estágio obrigatório, mas também aqui oferecemos instrução, voltada para o turismo e de forma remunerada, onde passamos ensinamentos sobre manejo e teorias de falcoaria para o público que nos visita”, explica.

Temporada convidativa a muitos passeios

A campanha turística “Inverno em Minas” é mais do que uma oportunidade de impulsionar o turismo na região, é um convite para vivenciar uma das épocas mais encantadoras do ano em um cenário de tirar o fôlego. Além do Território Sul de Minas, onde engloba as cidades de Extrema, Gonçalves e Monte Verde, há ainda outros quatro roteiros que combinam com as potencialidades de Minas Gerais.

Em Minas Gerais, há roteiros para todos os bolsos e gostos. Entre os destinos temos o Território dos Vinhos, que passa por Três Pontas, Caldas, Andradas e São Gonçalo do Sapucaí; Território Serra da Canastra/Mar de Minas, que explora São João Batista do Glória, São Roque de Minas e Vargem Bonita; Território Espinhaço/Diamantes, em Diamantina, São Gonçalo do Rio das Pedras, Milho Verde, Serro e Lapinha da Serra; e, por fim, o Território Estrada Real com Santuário do Caraça, Catas Altas, Santana do Montes e Tiradentes no percurso. Em suma, os roteiros combinam belezas naturais, patrimônio histórico, tranquilidade, aventura e as delícias da cozinha mineira.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.