Em um mundo cada vez mais virtualizado onde se autopromoção é a lei, cuidar da própria imagem se torna quase que uma necessidade mais até do que um simples objetivo. No entanto, ao buscar esse cuidado com aparência, é preciso estabelecer certos limites. A quantidade de procedimentos estéticos oferecidos na atualidade é grande, mas precisam ser realizados por profissionais habilitados e estabelecimentos certificados.
Ganhou repercussão nos últimos dias o caso do empresário Henrique Silva Chagas, de 27 anos, que morreu durante um procedimento de peeling de fenol em São Paulo. O procedimento foi feito pela influencer Nathalia Fabiana de Freitas Aquilo, conhecida como Natalia Becker, que não possui qualquer formação na área da saúde que a habilitasse a fazer atendimentos. Ela está sendo indiciada por homicídio com dolo eventual.
LEIA TAMBÉM
O peeling de fenol é um procedimento autorizado no Brasil. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), ele é indicado para tratar o envelhecimento facial severo caracterizado por rugas profundas. Se executada corretamente, a técnica traz resultados na produção de colágeno e reduz significativamente as manchas na pele. Mas os especialistas alertam: o peeling de fenol é m procedimento invasivo que deve ser realizado somente por médicos dermatologistas e cirurgiões plásticos em um ambiente hospitalar.
"O peeling de fenol é um peeling profundo em que utilizamos a substância química fenol associado ao óleo de croton para se obter concentrações diferentes de acordo com a profundidade que desejamos alcançar. O objetivo é basicamente promover a renovação de todas as camadas da pele e constitui o padrão-ouro no tratamento do envelhecimento facial avançado. Mas ele é realizado de acordo com indicação e objetivo", explica a dermatologista Fernanda Ayres.
Cabe ao médico dermatologista escolher a concentração adequada e fazer a aplicação no rosto do paciente após a limpeza e a adequação da região. Fernanda diz que é preciso respeitar o tempo de aplicação entre as regiões aplicadas. O peeling, de fenol de acordo com ela, pode ser realizado de maneira localizada, na região das pálpebras ou da boca, por exemplo, ou no rosto completo.
Por se tratar de um procedimento feito sob indicação médica, é preciso que o paciente tome alguns cuidados antes de sua realização. Fernanda Ayres lembra que é preciso avaliar a real necessidade do procedimento e fazer uma série de exames antes de ser submetido ao peeling de fenol.
Entre os riscos de um peeling de fenol mal executado ou do não cuidado no pré e pós procedimento, a médica cita contaminações, cicatrizes inestéticas, ou seja, que afetam a estética facial, diferenças de coloração na pele, entre outros. A recomendação é procurar clínicas com profissionais especializados e capacitados para a realização do procedimento.
Venda de fenol é autorizada para uso estritamente profissional
A Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) autoriza a venda de fenol para finalidade estética, mas para uso estritamente profissional. O produto não pode ser comercializado pela internet e a Agência informou que está monitorando anúncios de produtos irregulares sendo vendidos no e-commerce.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.