Portal O Dia

Prouni 2024: pré-selecionados no programa tem até esta terça-feira (20) para comprovar dados

Os pré-candidatos selecionados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) tem até esta terça-feira (20) para comprovar seus dados de inscrição. A comprovação deverá ser feita na instituição de ensino superior a qual o candidato foi pré-selecionado.

A edição inaugural do Prouni em 2024 disponibilizou um total de 406.428 bolsas, das quais 308.977 foram integrais e 97.451 parciais (50%), abrangendo uma variedade de 15.482 cursos oferecidos por 1.028 instituições participantes.

As Instituições de Ensino Superior (IES) devem registrar a aprovação ou reprovação dos candidatos pré-selecionados na primeira chamada no Sistema do Prouni (SisProuni) até o dia 23 de fevereiro. Durante esse mesmo período, é igualmente necessário que elas emitam os respectivos Termos de Concessão de Bolsa ou Termos de Reprovação.

Reprodução
ProUni 2024: Piauí oferta mais de 3.600 bolsas

Confira o cronograma

Segunda chamada - O processo seletivo do Prouni 2024/1 compreende duas chamadas consecutivas. A segunda está programada para o dia 27 de fevereiro e estará disponível para consulta no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Lista de espera - Se o candidato não for selecionado em nenhuma das duas chamadas, terá a oportunidade de manifestar interesse na lista de espera nos dias 14 e 15 de fevereiro, através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Divulgação/Gov.br
Prouni 2024: pré-selecionados no programa tem até esta terça-feira (20) para comprovar dados

Conheça o Prouni

O Programa Universidade para Todos (Prouni) foi criado pelo Governo Federal brasileiro em 2004, como parte de uma série de iniciativas para promover o acesso à educação superior no país. Sua origem está ligada à necessidade de ampliar as oportunidades de acesso ao ensino superior, especialmente para estudantes de baixa renda.

A função principal do Prouni é conceder bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior, tanto em cursos de graduação como em sequenciais de formação específica. Essas bolsas são destinadas a estudantes que tenham cursado o ensino médio em escola pública ou em instituição privada na condição de bolsista integral, além de contemplar também pessoas com deficiência e professores da rede pública de ensino.