Portal O Dia

Reino Unido começa a cobrar por autorização de viagem para brasileiros; entenda o motivo

A partir da quarta-feira (8), brasileiros que desejam viajar ao Reino Unido terão que pagar pela nova exigência de entrada: a Autorização de Viagem Eletrônica (ETA). A taxa de 10 libras esterlinas, aproximadamente R$ 77, será cobrada de todos os portadores de passaportes não britânicos ou irlandeses, independentemente da idade. Esta medida se aplica aos quatro países do Reino Unido: Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.

Marcello Casal Jr/Arquivo Agência Brasil
Reino Unido começa a cobrar por autorização de viagem para brasileiros; entenda o motivo

O objetivo da nova exigência é garantir maior controle sobre os visitantes de países não europeus que, até agora, podiam entrar no Reino Unido sem visto. A medida, que também entra em vigor para outros países além do Brasil, foi implementada para aqueles que não têm visto ou permissão para viver, estudar ou trabalhar no Reino Unido. O ETA se aplica a todas as nacionalidades isentas de visto, exceto aqueles que já possuem um visto válido.

O ETA permitirá que o viajante permaneça no Reino Unido por até seis meses para atividades como turismo, visita a familiares, negócios ou cursos acadêmicos de curta duração. Para quem planeja trabalhar no setor criativo, o ETA também permite a permanência de até três meses com o visto Creative Worker. No entanto, a autorização não autoriza trabalho remunerado ou não remunerado fora dessa condição.

Vale ressaltar que, para estadias superiores a seis meses, será necessário solicitar um visto específico. A validade do ETA é de até dois anos, e os brasileiros que já possuam visto ou permissão de residência no Reino Unido não precisarão da autorização. A cobrança de 10 libras será feita por requerente, independentemente da idade. O tempo estimado para a aprovação da ETA é de até 3 dias úteis, conforme informado pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

Como solicitar o ETA

Com informações da Agência Brasil


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.