O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um comentário controverso sobre a violência contra a mulher em uma reunião realizada na terça-feira (16), no Palácio do Planalto. Segundo o presidente, ele tomou conhecimento de uma pesquisa que aponta um aumento de casos de violência doméstica após partidas de futebol, classificando o dado como "triste" e "inacreditável". No entanto, Lula relativizou as agressões cometidas por torcedores do Corinthians, seu time do coração, ao afirmar que "se o cara é corintiano, tudo bem."
LEIA TAMBÉM
O comentário foi feito durante um encontro com ministros e empresários do setor alimentício, no qual Lula elogiava a presença das mulheres. Ao se dirigir ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o presidente mencionou a pesquisa que aponta o aumento de violência doméstica após jogos de futebol.
O comentário gerou repercussão imediata e foi visto por muitos como uma gafe. Esta não é a primeira vez que Lula faz declarações polêmicas. Em ocasiões recentes, o presidente já cometeu ao menos três gafes direcionadas a mulheres. Em fevereiro, por exemplo, Lula fez um comentário infeliz ao elogiar o desempenho acadêmico de uma estudante negra. Ele disse que, ao vê-la, não sabia se ela era "cantora", "namorada de alguém" ou "percussionista", justificando com o estereótipo de que "afrodescendente gosta de um batuque de tambor".
___________________________________________________
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.