Em pronunciamento no senado na última quarta (13), a senadora Jussara Lima (PSD-PI), fez uma avaliação do início da gestão do terceiro mandato do governo Lula. A parlamentar piauiense, primeira suplente de Wellington Dias no senado, classificou como um “belíssimo resultado” os primeiros atos do governo na questão social. Jussara Lima assumiu o mandato após a saída de Wellington Dias para o ministério do desenvolvimento social.
A senadora avaliou os índices de redução na insegurança alimentar do primeiro ano do governo de Lula e comentou a atuação de Wellington Dias no ministério.
Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Fome Zero (IFZ), 13 milhões de pessoas deixaram de passar fome e 20 milhões experimentaram uma redução na insegurança alimentar moderada em 2023. O resultado do estudo, solicitado pelo Ministério Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), representa uma redução de 30% da insegurança alimentar total no país.
A senadora afirmou que esses números refletem diretamente as políticas implementadas pelo MDS, impulsionadas pelo aumento do salário mínimo e pelos investimentos no programa Bolsa Família.
— Embora ainda haja um longo caminho pela frente, o acerto das medidas de aumento do valor do salário mínimo e dos repasses do Bolsa Família, a redução da inflação dos alimentos, tudo isso demonstra que estamos no caminho certo para retirar novamente o Brasil do Mapa da Fome — celebrou.
13 milhões deixaram de passar fome
De acordo o Ministério do Desenvolvimento Social, um estudo do Instituto Fome Zero (IFZ) mostra que 13 milhões de pessoas deixaram de passar fome no Brasil e 20 milhões de pessoas deixaram de sofrer de insegurança alimentar moderada em 2023. Isso representa uma redução de 30% da insegurança alimentar total (grave + moderada) no país.
O estudo, solicitado pelo Ministério estimou o impacto do aumento do salário mínimo e dos repasses do Programa Bolsa Família sobre a população brasileira no primeiro ano do governo Lula, comparando microdados da PNAD do primeiro trimestre de 2022 com os do último trimestre de 2023.
O resultado mostrou uma diminuição de 20 milhões de pessoas que sofriam de insegurança alimentar grave e/ou moderada e uma redução de 8 milhões no número de pessoas com insegurança alimentar grave em apenas um ano de governo Lula.
________________________________________________________________________
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.