Portal O Dia

'Ainda Estou Aqui': Fernanda Torres ganha Critics Choice Award

A atriz Fernanda Torres foi selecionada para receber o Critics Choice Award 2024 na categoria de Atriz – filme internacional por sua atuação em "Ainda Estou Aqui". A premiação faz parte da 4ª edição do Celebration of Latino Cinema and Television, programada para o dia 22 de outubro, no Egyptian Theatre, em Hollywood, nos Estados Unidos. O filme "Ainda Estou Aqui", dirigido por Walter Salles, é uma adaptação do livro autobiográfico de Marcelo Rubens Paiva e conta com a participação de Fernanda Montenegro e Selton Mello no elenco.

YouTube/ Sony Pictures Brasil
'Ainda Estou Aqui': Fernanda Torres ganha prêmio no Critics Choice Award

Na produção, o filme é inspirado no livro de Marcelo Rubens Paiva, que retrata a história de sua família, marcada pelo desaparecimento de seu pai, Rubens Paiva, durante o regime militar no Brasil. A trama se passa no Rio de Janeiro, na década de 1970, e explora a reinvenção de Eunice, interpretada por Fernanda Torres, esposa de Rubens, e seus cinco filhos após o sequestro e desaparecimento do patriarca. O roteiro, que destacou essa narrativa dramática, foi um dos pontos fortes que garantiu o reconhecimento internacional.

A escolha de "Ainda Estou Aqui" como representante do Brasil na categoria de Melhor Filme Internacional para o Oscar 2025 foi anunciada pela Academia Brasileira de Cinema em 23 de setembro, após uma decisão unânime da comissão de seleção. A premiação de Melhor Roteiro no Festival de Veneza e as exibições nos festivais de Toronto e San Sebastián reforçam o potencial do filme na temporada de premiações.

A obra de Walter Salles tem sido elogiada pela crítica internacional por sua sensibilidade, direção impecável e atuações poderosas. O sucesso em Veneza é um indicativo de que "Ainda Estou Aqui" tem tudo para se tornar um dos grandes filmes brasileiros dos últimos anos.

Exibição no Brasil

Antes da estreia oficial em novembro, o filme será exibido na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, entre 17 e 30 de outubro, proporcionando ao público brasileiro a chance de conferir a obra antes de sua candidatura oficial ao Oscar.

A expectativa agora é pela lista de pré-selecionados, onde "Ainda Estou Aqui" pode levar o Brasil a uma nova indicação, quase três décadas após o sucesso de "Central do Brasil".

Esperança de Oscar

A repercussão positiva em Veneza gerou uma grande expectativa em relação ao futuro do filme. Muitos internautas brasileiros compararam a atuação de Fernanda Torres à de sua mãe, Fernanda Montenegro, que foi indicada ao Oscar por "Central do Brasil" e não levou a estatueta. A possibilidade de Fernanda Torres conquistar o prêmio é vista por muitos como uma forma de "reparação histórica".

A mídia internacional também destacou a atuação de Fernanda Torres, com o site Deadline afirmando que ela pode ser uma forte candidata a prêmios. A publicação ressaltou a semelhança entre a história de Eunice Paiva e a de sua própria mãe, que também foi uma mulher forte e determinada.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.