O desembargador Carlos Augusto Pires Brandão Filho, natural de Teresina, que atualmente ocupa o cargo no Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília, compõe a lista tríplice que concorre ao cargo de ministro do Superior Tribunal de Justiça. O piauiense teve 17 votos dentre os atuais ministros que compõem o plenário do STJ e agora a lista segue para a Presidência da República.
O magistrado piauiense é filho do ex-desembargador Brandão de Carvalho, que integrava o plenário do Tribunal de Justiça do Piauí. Brandão Filho também foi diretor do foro da Justiça Federal no Piauí. Ele já tinha tentado concorrer a vaga de ministro do STJ em outros momentos, mas só agora reuniu apoio suficiente no plenário da corte para ingressar na lista tríplice.
Além dele, estão na lista Danielle Maranhão Costa e Maris Ferreira dos Santos. Após a escolha, ainda haverá sabatina no Senado Federal, onde precisam ser aprovados.
Perfil
É egresso do curso de Direito da UFPI (1993), graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986), especialista em Direito Constitucional pela UFPI (2001) e mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2003). Em 2015, ele foi nomeado pela ex-presidente Dilma Rousseff para ocupar a vaga de desembargador federal no TRF1.