Portal O Dia

Internet grátis no iPhone? Entenda parceria entre Apple e Starlink

Por meio de uma parceria entre a Apple, a SpaceX e a operadora T-Mobile, iPhones com o sistema atualizado passarão a contar com suporte gratuito para conexão de internet via satélite da rede Starlink. A iniciativa, confirmada por Elon Musk, CEO da SpaceX, tem como objetivo manter os usuários conectados mesmo em áreas onde não há cobertura de rede móvel tradicional.

Por enquanto, o serviço está em fase de testes nos Estados Unidos - (Jailson Soares/ODIA) Jailson Soares/ODIA
Por enquanto, o serviço está em fase de testes nos Estados Unidos

A funcionalidade está disponível a partir da versão 18.3 do iOS e integra os dispositivos móveis aos satélites da Starlink. O empresário, Elon Musk, confirmou os testes através de uma publicação no X (antigo Twitter), afirmando que a atual geração da rede é capaz de transmitir imagens, músicas e podcasts em qualidade média, e que versões futuras poderão oferecer até reprodução de vídeos. 

Internet grátis no iPhone? Entenda parceria entre Apple e Starlink - (Reprodução/ X) Reprodução/ X
Internet grátis no iPhone? Entenda parceria entre Apple e Starlink

O sistema combina satélites de baixa órbita com modens celulares avançados, integrados à infraestrutura da operadora T-Mobile. Nessa configuração, quando não há sinal de rede convencional, os celulares podem se conectar de maneira gratuita e automática aos satélites.

Por enquanto, o serviço está em fase de testes nos Estados Unidos. Alguns usuários já começaram a receber notificações de inclusão no programa beta, a funcionalidade ainda está restrita ao envio de mensagens de texto e segue em fase experimental.

Além dos modelos da Apple, outros smartphones de marcas como Samsung, Motorola e Google também estão na lista de compatibilidade com a tecnologia Starlink Direct-To-Cell. A expectativa é de que a cobertura aumente progressivamente nos próximos meses.

No Brasil, ainda não há previsão oficial para a chegada do serviço. No entanto, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou, no dia 8 de abril, a expansão da rede de satélites Starlink no país. Com isso, a empresa poderá operar até 7,5 mil satélites em território nacional até 2027.

Modelos compatíveis com internet gratuita da Starlink

Enquanto o serviço não chega ao Brasil, é possível conferir quais aparelhos serão compatíveis com a conexão gratuita via satélite da Starlink:

Apple

Google

Motorola

Samsung

T-Mobile


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.