O dia que a antecedeu o fechamento da janela partidária para as eleições municipais de outubro foi marcado por filiação no Republicanos, partido liderado pelo deputado federal Jadyel Alencar. Em ato na sede do partido nesta quinta-feira (4), foram instituídos diretórios de 76 municípios que a sigla terá candidaturas.
LEIA TAMBÉM
Jadyel Alencar, que indicou a esposa Alessya Xavier para presidir a sigla, classificou que o Republicanos estava adormecido no estado, mas projetou o crescimento. O parlamentar apontou que a meta é eleger pelo menos 15 prefeitos em todo o estado e mais de 100 vereadores para as Câmaras Municipais.
“É um momento histórico que o Republicanos no Piauí nunca viveu. Esse é um momento de crescimento que o partido vai viver no Piauí. O partido já é o que mais cresce no Brasil, está se aproximando de 50 deputados federais e vai se tornar a quarta maior bancada do Congresso”, disse.
Jadyel lembrou que ainda está filiado ao Partido Verde, sigla pela qual foi eleito na eleição estadual em 2022, mas que já protocolou junto ao Tribunal Superior Eleitoral o pedido de autorização para migrar para o Republicanos. Ele antecipou que após a decisão do TSE deve assinar ficha de filiação.
Teresina
Sobre Teresina, Jadyel explicou que terá uma posição de neutralidade na disputa em Teresina. Na capital, o partido tem o deputado Jeová Alencar como pré-candidato a vice na chapa de Silvio Mendes (União Brasil)
“O comportamento do Republicanos na capital é de neutralidade. Desde quando firmei o compromisso com o presidente Marcos Pereira foi um alinhamento de que em Teresina só iríamos colocar nossa digital após a eleição. Após a eleição, o comando do partido em Teresina será nosso”, finalizou.
Jadyel Alencar garantiu o comando do Republicanos após um impasse que envolveu o grupo político do prefeito Dr. Pessoa e também do deputado estadual Jeová Alencar, que chegou a anuncia pré-candidatura a prefeito de Teresina