Introdução: Neste dia de 4ª feira da 18ª Semana do Tempo Comum, somos convidados a refletir sobre a inesgotável bondade de Deus e a importância de nos mantermos fiéis a Ele, buscando sempre a sua restauração e renovação.
Primeira Leitura
Referência: Jr 31, 1-7
Leitura do Livro do Profeta Jeremias:
1“Naquele tempo, diz o Senhor, serei Deus para todas as tribos de Israel, e elas serão meu povo”. 2Isto diz o Senhor: “Encontrou perdão no deserto o povo que escapara à espada; Israel encaminha-se para o seu descanso”. 3O Senhor apareceu-me de longe: “Amei-te com amor eterno e te atraí com a misericórdia. 4De novo te edificarei, serás reedificada, ó jovem nação de Israel; de novo teus tambores ornarão as praças e sairás entre grupos de dançantes...
Salmo
Referência: Jr 31, 10-13
Refrão: O Senhor nos guardará qual pastor a seu rebanho.
— Ouvi, nações, a palavra do Senhor e anunciai-a nas ilhas mais distantes: “Quem dispersou Israel, vai congregá-lo, e o guardará qual pastor a seu rebanho!”...
Evangelho
Referência: Mt 15, 21-28
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus
Naquele tempo, 21Jesus retirou-se para a região de Tiro e Sidônia...
Antífona de Entrada: Vinde ó Deus em meu auxílio, apressai-vos, ó Senhor, em socorrer-me. Sois meu Deus libertador e meu auxílio. Não tardeis em socorrer-me, ó Senhor! (Cf. Sl 69, 2. 6)
Oferendas: Nós vos pedimos, Senhor de bondade, santificai estes dons e, aceitando a oblação do sacrifício espiritual, fazei de nós mesmos uma eterna oferenda para vós. Por Cristo, nosso Senhor.
Comunhão: Acompanhai, Senhor, com vossa constante proteção aqueles que restaurais com os dons do céu e, como não cessais de protegê-los, concedei que se tornem dignos da eterna redenção. Por Cristo, nosso Senhor.