A relação entre Brasil e Japão, se estende para além da diplomacia e da economia, tecendo laços profundos também no campo cultural. É nesse cenário que a cantora Nayara Vanyse se destaca como uma ponte sonora que une os dois países. A piauiense, começou a paixão pela música na infância, influenciada pela família. E entre idas e vindas, Nayara foi ao Japão para proporcionar uma vida melhor para sua família e encontrou sucesso no cenário musical japonês. Nayara, trocou a rotina da fábrica pelo palco, conquistou o público nas baladas frequentadas pela comunidade brasileira no Japão e seu talento a levou recentemente ao prestigioso palco do Brazilian Day, um evento dedicado aos brasileiros que vivem no Japão, como atração principal.
LEIA TAMBÉM
Desde muito jovem, Nayara sempre foi apaixonada por música, suas influências são variadas, incluindo Ney Matogrosso, Caetano Veloso, Ivete Sangalo e Tina Turner. Hoje, ela trabalha com forró e músicas que buscam tocar o coração das pessoas para trazer felicidade. “Minha paixão pela música começou na infância, influenciada pela minha família. Sempre me intrigou como a música podia evocar tantas emoções diferentes - como uma melodia suave podia fazer alguém chorar ou uma canção triste podia trazer alegria", afirma.
Em busca de novas oportunidades, ela se mudou para o Japão em 2019, onde começou a trabalhar em fábricas. E foi no Japão que a cantora começou a se apresentar em boates frequentadas pela comunidade brasileira. Com um forró contagiante e autêntico, conquistou o público e se tornou uma referência, sua ascensão a levou ao prestigiado Brazilian Day, onde se apresentou como atração principal.
"Ser a atração principal no Brazilian Day foi uma experiência inesquecível e extremamente gratificante. Embora eu já tenha participado do evento antes, esta foi a primeira vez como atração principal, e isso teve um peso enorme para mim. Foi o resultado de um trabalho árduo, realizado em conjunto com minha banda, onde cada membro, vindo de diferentes regiões, trouxe algo único para nossas apresentações", compartilha Nayara.
A recepção do público japonês à sua música tem sido surpreendentemente positiva. Nayara destaca a abertura e curiosidade dos japoneses sobre a música brasileira. Ela se sente orgulhosa de levar um pedaço do Piauí e do Brasil para o mundo, e considera isso uma das maiores realizações de sua vida. "Eles se divertem e participam ativamente dos shows, e estou começando a conquistar fãs japoneses. Foi maravilhoso ver crianças e adultos dançando juntos, e eu me sinto orgulhosa de levar um pedaço do Piauí e do Brasil para o mundo. Este evento reforçou meu compromisso de representar nossa cultura e compartilhar a alegria da nossa música", afirma.
Apesar do sucesso conquistado no Japão, Nayara não esconde o desejo de realizar seu grande sonho: ser reconhecida em sua terra natal. “Meu maior sonho é ser reconhecida musicalmente no Brasil. No Japão, já estou estabelecendo meu caminho, levando a alegria e a cultura brasileira para a comunidade brasileira aqui, que muitas vezes enfrenta uma rotina de trabalho dura nas fábricas. Meu objetivo é proporcionar um escape, uma forma de conexão com nossas raízes e nossa música. Ter a oportunidade de fazer isso é uma das maiores realizações da minha vida, sou muito feliz em trabalhar com o que eu amo nesse país e espero continuar crescendo tanto no Japão quanto no Brasil”, diz a piauiense.
Nos próximos anos, ela pretende criar novos trabalhos, gravar novas músicas e levar sua arte para o maior número de pessoas possível. "Meu principal objetivo é compartilhar minha arte com o Brasil e, eventualmente, com o mundo, mostrando a riqueza e a diversidade da nossa cultura musical," finaliza a cantora.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.
Para saber mais sobre Nayara Vanyse:
Ouça sua música: