Portal O Dia

Olimpíadas: Rebeca Andrade conquista ouro na final de solo

Rebeca Andrade conquistou medalha de ouro na final do solo. A ginasta pontou 14.166, garantindo a sexta medalha em jogos olímpicos. A prata ficou com Simone Biles com 14.133, e o bronze ficou com Jordan Chiles, também dos Estados Unidos, com a pontuação de 13.766. Com essa conquista, a atleta brasileira se torna uma das maiores ginastas da história e a atleta brasileira com maior número de medalhas em Olimpíadas. Esta também foi a primeira vez que uma mulher brasileira foi ao pódio olímpico no aparelho. 

Foto: Alexandre Loureiro/COB
Olimpíadas: Rebeca Andrade conquista ouro na final de solo

A brasileira foi a segunda a se apresentar na Arena Bercy e deixou as demais competidoras para trás ao garantir a pontuação de 14.166. Ao som de Beyoncé e Anita, Rebeca manteve os elementos da classificatória, mas simplificou ligeiramente a série, sem o Sem Mãos Tsukahara na primeira passada. A leveza e graciosidade da ginasta fez com que ela conquistasse uma nota melhor do que os 13.900 da classificatória. A comissão técnica brasileira ainda pediu uma revisão na nota de dificuldade, mas o pedido foi negado.

Com uma penalidade de 0.6, devido a pequenas falhas na apresentação, Simone Biles conquistou a nota 14.133, mesmo assim o suficiente para assegurar a prata. O terceiro lugar ficou a norte-americana Jordan Chiles, que fez uma apresentação segura e garantiu a medalha de bronze com a pontuação de 13.766.

Mais cedo, Rebeca Andrade ficou de fora do pódio da competição da trave de equilíbrio, conseguindo 13.933, conquistando o quarto lugar, pontuação superior a de Simone Biles, que conseguiu 13.100 pontos. Já a ginasta Júlia Soares, que disputa sua primeira Olimpíadas, ficou em 7º lugar na competição.

Rebeca Rodrigues de Andrade, nascida em Guarulhos, São Paulo, em 8 de maio de 1999, é uma ginasta artística brasileira que conquistou o coração dos brasileiros e se tornou um símbolo de superação e determinação. Rebeca nasceu em uma família humilde e começou a praticar ginástica aos 4 anos de idade em um projeto social. Desde pequena, demonstrou um talento natural e uma paixão imensa pelo esporte. 

Em 2020, nos Jogos Olímpicos de Tóquio, Rebeca fez história ao conquistar a primeira medalha feminina da ginástica artística para o Brasil, com a prata no individual geral. Além disso, ela conquistou o ouro no salto, tornando-se a primeira brasileira a ganhar duas medalhas em uma mesma edição das Olimpíadas.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.