Faaala turma, tudo bem com vocês? Espero que sim! Depois de cinco artigos trazendo para vocês o passo a passo de como iniciar no mundo dos investimentos, resolvi abordar um tema muito interessante e próspero: EMPREENDEDORISMO. Vamos nessa?
Empreendedorismo é um processo de identificar oportunidades de negócio, desenvolver ideias inovadoras e criar um novo empreendimento. A própria definição de empreendedorismo já é uma inspiração para fazer acontecer. Pode ser um negócio, um projeto ou mesmo um movimento que gere mudanças reais e impacto no cotidiano das pessoas.
Mas, empreender no Brasil exige muita coragem e resiliência para enfrentar os desafios que surgem ao longo da jornada. A lista dos principais desafios do empreendedorismo brasileiro traz a alta carga tributária, burocracia, obtenção de crédito, permanência no mercado, inovação, marketing e vendas, gestão e capacitação profissional.
Segundo estudo realizado pela Global Entrepreneurship Monitor – GEM, o Brasil ocupa a segunda posição dentre os países de maior potencial empreendedor, perdendo apenas para a Índia. No entanto, o número de empresas que não se sustentam e encerram suas atividades é um fator preocupante. Confira o gráfico abaixo:
Um estudo realizado pelo Mapa de Empresas do Governo Federal, em 2023 foram abertas 3.868.687 empresas, o que representa aumento de 0,7% em relação ao ano de 2022. Por outro lado, foram fechadas 2.153.840 empresas, representando um aumento de 25,7% em relação ao ano anterior. O saldo foi de 1.714.847 empresas, 19,5% menor em relação ao ano de 2022.
As seguintes atividades econômicas fecharam 2023 com um número de fechamentos superando os 70% em relação ao quantitativo de empresas abertas:
· Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios;
· Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares;
· Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios.
O empreendedorismo é uma atividade essencial para o desenvolvimento do país. Empreendedores são geradores de empregos, melhoram a qualidade de vida de muitas pessoas e impulsionam o crescimento econômico. Eles também promovem a transformação social, diversificação de negócios e inspiram talentos, contribuindo para um futuro próspero e sustentável.
De Janeiro a Dezembro de 2023, o Piauí abriu 28.929 empresas, sendo 20.398 microempreendedores individuais (MEI) formalizados no Portal do Empreendedor e 8.531 empresas no portal Gov.Pi Empresas. No total, o estado fechou o ano com 276.747 empresas ativas. As informações constam do balanço da Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi) elaborado a partir de dados extraídos do Gov.Pi Empresas.
Mas, para se tornar um empreendedor de sucesso, é necessário buscar conhecimentos que desenvolvam habilidades como criatividade, resiliência, capacidade de liderança, networking, inteligência emocional, gestão comercial, entre outros. Pois, ainda nos deparamos com muitos ‘aventureiros’ criando negócios e não sustentando seu crescimento.
Se você tem uma ideia legal ou interesse em buscar mais conhecimento, entre em contato com instituições como a Confederação Nacional da Indústria (CNI), Sebrae e/ou Senac, eles poderão te ajudar com cursos e capacitações, bem como orientá-lo a tirar a sua ideia do papel e quem sabe torná-lo um empreendedor de sucesso.
E aí, tem alguma ideia interessante que gostaria de compartilhar? Conta pra mim através do e-mail nordman@live.com, será um prazer trocarmos essa ideia. Nos próximos artigos, irei trazer alguns empresários/investidores para um bate-papo descontraído e de grande conhecimento para vocês. Fechado? Nos vemos na próxima terça. FUI!