O Ministerio publico (MEC), publicou nesta quarta-feira (17), o Edital nº 22/2024, referente ao processo seletivo do segundo semestre de 2024 para o Programa Universidade para Todos (Prouni). Ao todo, serão ofertadas 243.850 bolsas e as inscrições começam na próxima terça-feira (23), através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
LEIA TAMBÉM
O Programa Universidade para Todos (Prouni) é uma iniciativa do Governo Federal, criada em 2004, que oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições de ensino superior privadas em todo o Brasil. Com o objetivo de ampliar o acesso ao ensino superior para estudantes de baixa renda. O público-alvo do programa é o estudante sem diploma de nível superior. Além do Prouni, existem outros programas que oferecem bolsas de estudo para estudantes de baixa renda, como o Sisu e o Fies.
Critérios para participar do ProUni 2024
Para participar do ProUni 2024, os estudantes devem atender aos seguintes critérios:
- Ter concluído o ensino médio;
- Ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022 ou 2023;
- Não ter obtido nota zero na redação do Enem;
- Ter alcançado no mínimo 450 pontos de média nas cinco provas do Enem.
As opções de cursos e instituições podem ser escolhidas em ordem de preferência, conforme disponibilidade e adequação aos critérios estabelecidos pelo MEC. A consulta às informações detalhadas da oferta de bolsas, por curso, turno, instituição e local de oferta, está prevista para ser publicada na página do Prouni em 18 de julho.
Confira o cronograma:
Inscrições: 23 a 26 de julho
Resultado da 1ª chamada: 31 de julho
Resultado da 2ª chamada: 20 de agosto
Manifestação de interesse na lista de espera: 9 e 10 setembro
Resultado da lista de espera: 13 de março
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.