Portal O Dia

Saiba qual é a diferença e para onde vai os votos nulos e votos em branco

Nas eleições de 2024, como em qualquer outra eleição no Brasil, os votos nulos e os votos em branco possuem funções distintas, mas ambos não são considerados na contagem dos votos válidos para fins estatísticos.

Foto: Agência Brasil
Saiba qual é a diferença e para onde vai os votos nulos e votos em branco

voto em branco é definido quando o eleitor decide não votar em nenhum dos candidatos. Para isso, ele seleciona a opção de voto em branco na urna eletrônica. Até 1997, os votos em branco eram considerados como votos de conformidade, mas atualmente, são desconsiderados no cálculo dos votos válidos.

Já o voto nulo é quando o eleitor digita um número que não corresponde a nenhum candidato ou partido registrado. Também é descartado no cálculo final dos votos válidos.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tanto os votos em branco quanto os nulos não são computados para nenhum candidato. Eles são excluídos da contagem de votos válidos, ou seja, não influenciam o resultado final da eleição.

Ainda de acordo com o órgão, o número de votos brancos e nulos é computado pela urna somente para fins estatísticos. Desta forma, é possível saber quantos eleitores decidiram votar nulo ou branco em relação a eleições anteriores.

A utilidade dos votos brancos e nulos

Os votos brancos e nulos servem para fornecer dados importantes para pesquisadores e analistas políticos. Eles são utilizados em gráficos e estatísticas que ajudam a entender o comportamento eleitoral e a satisfação dos eleitores em relação aos candidatos e ao sistema político. Esses dados podem revelar tendências, expressar insatisfação com as opções disponíveis e influenciar estratégias eleitorais futuras.

Justificativa de ausência nas Eleições 2024

Em eleições municipais, não é possível votar em trânsito, portanto se o eleitor estiver no exterior e pertencer a uma zona eleitoral do Brasil, que não seja no Distrito Federal, deverá apresentar a justificativa de ausência pelo aplicativo e-Título ou pelo site. O prazo para apresentar a justificativa é de até 60 dias após a eleição (5 de dezembro de 2024) ou 30 dias após o retorno ao Brasil.

Após o encerramento do período de votação, a partir das 17h (horário de Brasília), serão divulgados os resultados, incluindo os votos em branco, os nulos e as abstenções. De acordo com o TSE, serão disponibilizados no site os boletins de urna enviados para totalização, além das tabelas correspondentes conforme o recebimento dos dados.

Com informações de RedeTV!


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.