No coração da floresta amazônica, em uma ilha chamada Parintins, localizada no estado do Amazonas, é celebrado anualmente o Festival Folclórico de Parintins, também conhecido como Festival do Boi-Bumbá, é uma das maiores festas populares do Brasil, considerada patrimônio cultural do Brasil pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). O evento celebra a cultura local e a tradição do boi-bumbá, com apresentações musicais, danças, rituais e muita alegria. As apresentações no bumbódromo começaram na sexta-feira (28) à noite e se estenderam até esse domingo (30).
Durante o mês de junho, é celebrado São João e São Pedro, acontecem diversas comemorações em todo Brasil marcadas por comidas típicas, fantasias coloridas, personagens folclóricos e composições autorais. No norte do país, especificamente no Amazonas, dois elementos ganham destaque: os bois Caprichoso e Garantido. São três noites de reverência à cultura do norte e disputa entre os dois bois assistida hoje por cerca de 40 mil pessoas no bumbódromo, e no final leva o título quem dos bois contar a melhor história
Origem e história do Festival de Parintins
As origens do festival remontam ao século XX, quando as brincadeiras de boi-bumbá já faziam parte do calendário cultural de Parintins. Essas encenações folclóricas, com raízes na cultura indígena e africana, narravam a história da busca pelo boi Marimbondo, perdido na floresta.
Com o passar do tempo, surgiram dois grupos distintos: o Boi Garantido, fundado em 1933, e o Boi Caprichoso, em 1936. Essa rivalidade amigável se tornou um dos elementos centrais do festival, que ganhou força a partir da década de 1960.
Enquanto há um vocabulário comum para os personagens, há substantivos específicos usados para se referir às galeras de cada um, como são chamadas as torcidas. Os adeptos do Boi Garantido são os encarnados, em alusão à cor vermelha, ou perrechés, termo adotado como variante do adjetivo pejorativo 'pé rachado' disseminado pelos adversários no passado. Já os marujeiros manifestam sua paixão pelo Boi Caprichoso. Muitos se tornam torcedores por influência de suas famílias, o que faz do festival um evento que alimenta a tradição que se renova a cada geração.
A apuração do festival ocorre nesta segunda-feira (1º), às 15h (horário de Brasília), no Bumbódromo. Será transmitida, ao vivo, pela A Crítica na TV aberta e no canal da emissora no YouTube. O boi-bumbá vencedor será aquele que acumular o maior número de pontos na soma de todos os blocos durante as três noites de apresentações.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.