Localizado no coração de Teresina, o Espaço Cultural Aeronáutico Prof. Vespasiano J. Rubim Nunes, conhecido como Museu do Avião, se destaca como um dos mais importantes pontos culturais de Teresina. Fundado pelo arquiteto e entusiasta da aviação Marcelo Dante, o museu oferece uma viagem pelo tempo, com um acervo de mais de 1000 miniaturas de aeronaves, desde os aviões artesanais feitos de buriti e madeira até réplicas de aeronaves da Primeira Guerra Mundial, modelos moderno e sofisticados e também tem réplicas de filmes como o caça do filme do Top Gun com o Tom Cruise. Além das miniaturas de aviões, o espaço abriga uma coleção de naves espaciais, trens e navios, ampliando o horizonte dos visitantes.
O Espaço Cultural Aeronáutico Prof. Vespasiano J. Rubim Nunes é o resultado da paixão do arquiteto Marcelo Dante, responsável pela curadoria e organização do acervo. A história do museu começa com a paixão do pai de Marcelo, Vespasiano Rubim Nunes, que era presidente do Aeroclube do Piauí e transmitiu o entusiasmo para os seus filhos.
"Meu pai foi presidente do Aeroclube de Teresina nos anos 1960, e desde então, sempre estivemos envolvidos com o mundo da aviação, sempre levava eu e meus irmãos ao aeroclube, onde tivemos a oportunidade de ver de perto as atividades dos pilotos e até mesmo de voar sobre Teresina", relembra Marcelo.
A coleção começou modestamente com miniaturas e maquetes acumuladas ao longo dos anos pela sua família e após o falecimento de sua mãe em 2005, o arquiteto decidiu transformar a paixão da família em um espaço cultural em um escritório no centro de Teresina. A fundação do museu começou a ser idealizada em meados dos anos 2000 e as portas foram oficialmente abertas em 2014. Para Marcelo, o espaço representa uma conquista pessoal e uma homenagem à história de Teresina no cenário aeronáutico nacional.
O lugar não apenas preserva a história da aviação, mas também desempenha um papel importante na educação e no engajamento da comunidade. Marcelo Dante, com sua dedicação e carinho por aeronaves, oferece uma troca de ideias com uma visão minuciosa das aeronaves e suas evoluções ao longo do tempo e conta histórias sobre cada aeronave com uma riqueza de detalhes.
Ele destaca a importância do museu para o desenvolvimento cultural e educacional da cidade, oferecendo um espaço para discussões sobre aviação e tecnologia. "É uma alegria muito grande ver as crianças e jovens visitando o espaço, encantados com as histórias e peculiaridades que a aviação tem a oferecer. Aqui, eles podem entender desde os tempos de Santos Dumont até os dias de hoje, despertando um interesse que pode durar a vida toda", destaca o arquiteto.
Além das exposições de miniaturas de aeronaves, o museu também possui uma coleção de naves espaciais, trens e navios. O espaço oferece não apenas um local de aprendizado e entretenimento, mas também um ponto de encontro cultural, que estimula o debate e a troca de experiências sobre a aviação e suas tecnologias com o envolvimento com escolas e universidades locais, como a Universidade Federal e o Instituto Federal do Piauí. "Estamos abertos a colaborar com universidades e escolas, oferecendo nosso espaço para discussões e aprendizado. Queremos que esse legado continue vivo por muitas gerações", afirma o responsável pelo acervo.
A visão de futuro para o museu é bastante promissora, Marcelo e seus irmãos planejam expandir o museu para aumentar a visitação e expor peças que estão guardadas. “Estamos trabalhando em um projeto que prevê a criação de um espaço mais amplo, este será apenas o começo. Teresina merece um espaço como este, que resgate e celebre a sua rica história no campo da aviação”, revela.
Museu do Avião, um presente para Teresina
Localizado na Rua 19 de Novembro, 71, Sala 5, Centro-Norte, o Espaço Cultural Aeronáutico Prof. Vespasiano J. Rubim Nunes, para aqueles que desejam visitar o museu, é importante lembrar que as visitas devem ser previamente agendadas, através do telefone (86) 3304-5206.
As visitas acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 15h às 18h, em grupos pequenos de até cinco pessoas. Adultos pagam uma taxa simbólica de R$ 10, enquanto crianças pagam R$ 5, e menores de cinco anos têm entrada gratuita.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.