Um alerta de perigo para chuvas intensas foi emitido pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí (SEMARH) para 11 municípios localizados na faixa Sul do Piauí. O boletim começou a valer nesta terça-feira (24) e segue até às 10h desta quarta-feira (25).
Segundo o alerta, as chuvas devem ter entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos entre 40-60 km/h. Por outro lado, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
- Amarante
- Antônio Almeida
- Curralinhos
- Floriano
- Guadalupe
- Nazária
- Palmeirais
- Porto Alegre do Piauí
- Ribeiro Gonçalves
- Santa Filomena
- Uruçuí
A SEMARH publicou ainda orientações para a população caso a previsão se confirme:
- Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda);
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
BARRAGENS EM NÍVEIS PRECÁRIOS
O coordenador do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) no Piauí e Maranhão, Assis Rocha, declarou em entrevista ao programa de TV O Dia News, da O Dia TV, que três dos 25 reservatórios do Piauí que atualmente atendem moradores que vivem no semi-árido estão operando em níveis considerados como “precários e preocupantes”.
Em razão disso, o gestor argumentou há uma recomendação da Agência Nacional de Águas (ANA) para que esses locais fiquem com as comportas fechadas e, assim, não sequem por completo.