A associação Amigos Protetores dos Animais em Picos (APAPI) denuncia que duas mulheres, sendo elas mãe e filha , são acusadas de terem arrastado por vários metros uma cadelinha no bairro Boa Sorte, cidade de Picos, Sul do Piauí. O ato criminoso aconteceu na última segunda-feira (14) e foi registrado por câmeras de segurança. Confira o vídeo no final da matéria.
LEIA AINDA: Mãe incentiva filha a maltratar cachorro em Teresina; caso foi denunciado à polícia; confira o vídeo
Nos vídeos obtidos pelo PortalODia.com, a cachorrinha, batizada de “Nutella”, é vista presa por uma corrente, onde é arrastada pela motocicleta até ser deixada para trás em via pública. No momento do ocorrido, quem segurava o animal pela corrente era a filha da condutora, uma menina de apenas 13 anos.
De acordo com a APAPI, uma mulher, que estava passando pelo local, viu a cadelinha sem forças e imóvel na rua e conseguiu resgatar o animal, que por sinal estava bastante ferida. A diretora da entidade, Sanya Elane, registrou boletim de ocorrência na 3ª Delegacia de Picos para que fosse dado início ao inquérito policial
“Ela está bem assustada, chegou a morder a protetora que a resgatou. Agora estamos aguardando o inquérito policial para que as responsáveis pelo crime respondam pelo ato que cometeram”, diz trecho da postagem nas redes sociais.
Relatos da associação dão conta ainda de que o animal foi resgatado com as patinhas feridas e com carrapatos. O caso será investigado pela Polícia Civil do Piauí.
Campanha de doações
“Nutella” foi encaminhada para uma clínica veterinária para que pudesse ser avaliada com mais detalhes. Ela foi diagnosticada com anaplasmose e erliquiose, que são doenças transmitidas pelo carrapato, um tumor de sticker, infecção no útero e outras doenças.
Diante disso, a associação de proteção à causa animal está levantando uma campanha para arrecadar fundos e ajudar no custeio de tratamento clínico da cadelinha.
“Precisamos muito da ajuda de vocês para que possamos custear as despesas dela. Nutella tem muitos probleminhas de saúde”, disse a APAPI.
A APAPI divulgou que os interessados podem ajudar através da chave pix e-mail apapi.picospiaui@gmail.com. Para mais informações é possível entrar em contato com a associação pelas redes sociais @apapi_picos
Crime de maus-tratos
Vale ressaltar que o ato de cometer abusos e maus-tratos a animais é considerado crime no Brasil, conforme a Lei nº 9.605/1998, artigo 32. Aqueles que cometem esse tipo de delito estão sujeitos a penalidades, que incluem detenção de três meses a um ano, além de multa. A legislação tem como objetivo não apenas punir os infratores, mas também conscientizar a sociedade sobre a necessidade de respeitar e cuidar adequadamente dos animais, assegurando-lhes uma vida livre de sofrimento e abusos.
Veja o vídeo: