Uma criança de apenas oito anos morreu em um grave acidente no km 57 da BR-343, nesta terça-feira (02) na cidade de Buriti dos Lopes, no Norte do Estado. De acordo com informações da Polícia Rodoviária federal (PRF), o veículo modelo S10 capotou após sair da pista. Durante o momento do acidente, parte da pista estava molhada devido as chuvas na região.
Isso levantou a hipótese de que uma aquaplanagem poderia ter causado o acidente. O carro era conduzido pelo médico Eduardo Bona, de 43 anos e seguia na direção de Piracuruca a Buriti dos Lopes. Outras quatro pessoas estavam no carro e sofreram apenas ferimentos leves.
Em entrevista ao O DIA, o inspetor da PRF, Alexandre Lima, comentou que a criança, assim como os demais ocupantes do banco traseiro do veículo, não estavam utilizando cinto de segurança. Com isso, a criança foi arremessada para fora do veículo no momento do capotamento. "É importante salientar que esse dispositivo [cinto de segurança] é de suma importância, principalmente no caso de acidentes e capotamentos", disse o inspetor.
A PRF não informou a idade dos demais passageiros. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado para atender a ocorrência. O IML também esteve no local para fazer a remoção do corpo da vítima.
O que é a aquaplanagem?
A aquaplanagem ocorre quando um veículo, ao passar sobre a água, perde o atrito com o solo. O carro então “flutua”, e caso o motorista não esteja preparado, ele pode perder o controle da direção. Isso acontece quando os quatro pneus perdem aderência com a estrada. Essa situação ocorre pelo excesso de água na pista, velocidade demasiada e pneus com profundidade de sulco insuficiente.
Durante a aquaplanagem, a direção fica repentinamente leve tornando-se muito difícil de controlar o veículo. Os procedimentos corretos nesse caso são:
a) segurar firmemente o volante, sem virar. Rodas viradas para um dos lados podem levar ao capotamento quando a aderência voltar a existir entre os pneus e a pista;
b) tirar o pé do acelerador e diminuir a velocidade, mas não frear bruscamente, pois se as rodas estiverem travadas no momento que voltar o contato dos pneus com a pista, o carro se desgovernará;
c) estabelecer um padrão seguro de velocidade para a situação.