O transporte escolar no Município de Bom Jesus, a 497 Km de Teresina, se tornou alvo de uma ação do Ministério Público do Piauí. O MP expediu recomendações administrativas à Prefeitura Municipal e à secretaria de Educação do Município para que seja providenciado em caráter imediato transporte escolar em condições adequadas a todos os alunos matriculados na rede municipal de ensino.
O autor da ação é o promotor de Justiça Márcio Giorgi Carcará. De acordo com ele, a situação mais crítica está na localidade Resfriado, zona Rural de Bom Jesus, onde os estudantes estão sendo assistidos por transporte irregular em situação precária e em desacordo com as normas estabelecidas pelo Código Brasileiro de Trânsito (CTB).
Procurada pelo Ministério Público, a secretaria de Educação Municipal de Bom Jesus informou que em março deste ano foram adquiridos dois ônibus escolares novos e que estava apenas aguardando a entrega dos veículos para destinar um deles ao transporte na rota que atende à Localidade Resfriado.
“Os ônibus foram adquiridos nos anos de 2022 e 204 e podem ser disponibilizados ao atendimento das regiões com necessidade. Notificamos a Secretaria Municipal de Educação para informar se haveria interesse dos gestores em celebrar o termo de ajustamento de conduta para resolver consensualmente a questão”, explicou o promotor. Márcio Carcará disse, no entanto, que não houve retorno do ente Municipal quanto à provocação feita pela Ministério Público.
LEIA TAMBÉM
O MP realizou novas diligências e constatou que a Localidade Resfriado continua sem transporte escolar adequado. Foi, então, que a promotoria expediu a recomendação cobrando da atual gestão de Bom Jesus as soluções efetivas para “preservar a integridade física e a segurança dos alunos que utilizam transporte escolar”.
A reportagem de O Dia está tentando contato com algum representante da Prefeitura de Bom Jesus e da Secretaria de Educação do Município.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.