Portal O Dia

25 de abril: Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos

Neste dia 25 de abril, Portugal rememora a queda da ditadura do Estado Novo. A derrubada do regime ocorreu após o movimento popular que ficou conhecido como Revolução dos Cravos. Esse ano marca 50 anos do início da democracia no país europeu.

O Estado Novo foi a ditadura que perdurou por mais tempo na Europa, o regime que começou em 1933 com o ditador Antonio Oliveira Salazar, só foi encerrado em 1974 com a Revolução dos Cravos. O movimento foi registrado pela insatisfação popular com o governo lutando contra a independência das colônias e de forma pacífica ficou conhecida como Revolução dos Cravos por conta dos cravos vermelhos distribuídos aos soldados rebeldes que eram colocados nos canos dos fuzis. Com isso, a flor se tornou o símbolo da revolução.

Reprodução/Google
25 de abril: Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos

O desfecho da revolução culminou na independência de Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Moçambique e Angola. O atual presidente de Portugal, Marcelo Rebêlo de Sousa, reconheceu nesta terça-feira (23), que o país cometeu crimes durante a era colonial e da escravidão e pontuou que são danos que necessitam ser reparados. Especialistas pontam que Portugal realizou o tráfico de quase seis milhões de africanos, liderando a posição na Europa.

O que aconteceu no dia 25 de abril de 1974?

Em uma quinta-feira, soldados portugueses saíram dos quartéis e ocuparam as ruas da capital Lisboa para tirar do poder do até então presidente, Américo Tomás. Esse golpe de Estado arquitetado pelas forças armadas teve apoio da sociedade civil e marcou o dia 25 de abril do ano de 1974.

No mesmo dia, a população também foi às ruas para protestar e, em um gesto de gratidão, distribuíram os cravos vermelhos aos militares. O presidente do Conselho do Estado Novo, Marcello Caetano também foi retirado do poder naquela data.

_________

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.