A bit tech Apple anunciou, nesta sexta-feira (15), que irá disponibilizar uma atualização de software ao modelo Iphone 12 após o aparelho apresentar excesso de radiação na França. O comunicado veio à tona após as autoridades francesas terem decidido banir as vendas do aparelho no país. Veja a nota na íntegra no final da matéria.
A Apple, por sua vez, informou que a atualização deve resolver o problema e evitar que o mesmo problema aconteça com outros países da Europa.
Na última quarta-feira (13), a Agência Nacional Francesa de Frequências (ANFR) havia comunicado que iria retirar de circulação o aparelho “após o limite da Taxa de Absorção Específica (SAR) para este modelo ter sido excedido”.
Ainda segundo a ANFR, um prazo de duas semanas foi determinado para que a Apple realizasse a atualização e disponibilizasse a nova versão aos consumidores. Posteriormente, a agência francesa irá realizar teste no IPhone 12 para que, dessa forma, a proibição das vendas seja revogada, caso o aparelho esteja aprovado.
O mercado europeu é o segundo maior do mundo na venda de produtos da big tech. A empresa teve uma receita de US$ 95 bilhões no ano passado, tendo, por exemplo, mais de 50 milhões de Iphones vendidos no território.
Confira o comunicado na íntegra:
Emitiremos uma atualização de software para usuários na França para acomodar o protocolo usado pelos reguladores franceses. Esperamos que o iPhone 12 continue disponível na França. Isto está relacionado com um protocolo de testes específico utilizado pelos reguladores franceses e não com uma preocupação de segurança.