Uma nova forma de representar o número irracional Pi (π) foi descoberta recentemente por cientistas do Instituto Indiano de Ciência (IISc). A revelação aconteceu durante o estudo sobre a Teoria das Cordas.
Os pesquisadores Arnab Saha e Aninda Sinha investigavam como a Teoria das Cordas poderia revelar alguns fenômenos físicos quando se depararam com uma forma simplificada de se chegar a uma nova fórmula que se assemelha com a original do número Pi (π) sugerida por Sangamagrama Mandhava no século 15. “Tudo o que estávamos fazendo era estudar física de altas energias na teoria quântica e tentar desenvolver um modelo mais preciso e com menos parâmetros para entender como as partículas interagem entre si”, afirmou Sinha durante um comunicado à imprensa. O estudo foi publicado na Revista Physical Review Letters no dia 28 de maio.
LEIA TAMBÉM
Teoria das Cordas
A Teoria das Cordas é uma proposta da física teórica que busca unificar as duas principais teorias que descrevem o universo: a Relatividade Geral, de Albert Einstein, e a Mecânica Quântica. Enquanto a Relatividade Geral explica a gravidade e o comportamento do espaço-tempo em grandes escalas, a Mecânica Quântica descreve o comportamento das partículas subatômicas.
A essência da Teoria das Cordas é a ideia de que as partículas fundamentais do universo, como quarks e elétrons, não são pontos indivisíveis, mas sim pequenas cordas vibrantes. Essas cordas podem ser abertas ou fechadas, e suas diferentes formas de vibração correspondem às diversas partículas elementares observadas na natureza.
O futuro da Teoria das Cordas pode depender do desenvolvimento de novas tecnologias experimentais ou de avanços teóricos que permitam fazer previsões testáveis mais acessíveis. Se comprovada, a Teoria das Cordas poderia revolucionar nossa compreensão do universo, proporcionando uma teoria unificada que explique todas as forças e partículas fundamentais.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.