O Fluminense venceu o Al Ahly, nessa segunda-feira (18), por 2 a 0, e carimbou vaga na final do Mundial de Clubes 2023. Os gols tricolores no estádio Rei Abdullah, na Arábia Saudita, foram marcados por Jhon Arias, cobrando pênalti, e John Kennedy, ambos na etapa final.
Com o resultado, Fluzão agora espera a semifinal entre Manchester City e Urawa Reds, nesta terça-feira (19), para descobrir quem será o adversário na decisão. A final acontece na sexta-feira (22), às 15h de Brasília.
Essa volta à final de um time brasileiro acontece após um hiato em 2022, quando o Flamengo caiu na semifinal.
Sobre o jogo
Os gols do tricolor do Rio só saíram na etapa final. Marcelo, em uma jogada individual, gerou um pênalti que foi convertido por Jhon Arias. O centroavante John Kennedy, só para não perder o costume, entrou no final do tempo e carimbou a vitória tricolor.
O primeiro tempo foi marcado por um ritmo alucinante e chances de perigo para os dois lados. O Flu sofreu mais e por várias vezes se viu prestes a sofrer um gol. Mas o Al Ahly pecou em finalizações e passes.
A chance mais clara da etapa inicial foi uma cabeçada de Kahraba, dentro da pequena área, já aos 35 minutos. O goleiro Fábio teve velocidade de reação para espalmar. O tricolor do Rio deu ainda muitas chances no contra-ataque para outras jogadas velozes do time egípcio, que jogou melhor na etapa inicial. Da parte do Fluminense, foram duas finalizações mais perigosas, as duas com Árias, as duas explodindo na trave.
O Fluminense é o oitavo time brasileiro a chegar à final nesse formato atual da competição. Ao todo, cinco sul-americanos caíram nas semifinais, quatro deles brasileiros. O time carioca busca o feito de vencer pela primeira vez o torneio.