Portal O Dia

"Memórias Póstumas de Brás Cubas" lidera vendas nos EUA após viralizar no TikTok

A versão em inglês do clássico da literatura brasileira, "Memórias Póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis, alcançou o topo da lista de livros mais vendidos na categoria Literatura Latino-Americana e Caribenha na Amazon dos Estados Unidos. Esse feito foi impulsionado por um vídeo viral no TikTok, onde a influenciadora Courtney Henning Novak elogiou a obra como "o melhor livro já escrito".

Reprodução/TikTok
Após viralizar no TikTok, "Memórias Póstumas de Brás Cubas" lidera lista de mais vendidos nos EUA

No vídeo, Novak, que participa de um projeto de leitura global, expressa sua surpresa e admiração pela qualidade da obra e pela tradução feita por Flora Thomson-DeVeaux. A publicação recebeu mais de 163 mil curtidas e 821 mil visualizações desde o último sábado (18). 

“Eu estou lendo este livro para o Brasil, para um projeto de leitura de todo o mundo. Por que vocês não me avisaram que era o melhor livro já escrito?”comenta a influenciadora no vídeo. Ela também lamenta não saber português, mencionando que aprender a língua será sua próxima tarefa.

A repercussão foi imediata Além de liderar na Amazon, a versão em e-book do romance está em 11º lugar na lista de mais vendidos. A obra superou outros clássicos como "Amor nos Tempos do Cólera", de Gabriel García Márquez, e "Ficções", de Jorge Luis Borges.

Conheça a obra escrita por Machado de Assis

"Memórias Póstumas de Brás Cubas" é um romance escrito por Machado de Assis, publicado pela primeira vez em 1881. A obra é narrada por Brás Cubas, um defunto autor, que conta sua própria história após sua morte. A narrativa é uma reflexão irônica e muitas vezes satírica sobre a sociedade brasileira do século XIX, abordando temas como amor, classe social, política, e a efemeridade da vida.

Reprodução
Obra foi publicada pela primeira vez em 1881

O protagonista, Brás Cubas, relata sua vida desde a infância até a morte, apresentando suas experiências, relacionamentos e observações sobre a sociedade em que viveu. O estilo narrativo peculiar de Machado de Assis inclui digressões, ironias e quebras da quarta parede, desafiando as convenções literárias da época.

O livro é considerado uma das obras-primas da literatura brasileira e uma das principais obras do Realismo no país. Sua análise crítica da sociedade e sua experimentação formal o tornaram uma leitura fundamental para aqueles interessados na literatura brasileira e na história do pensamento crítico no Brasil.

_________________


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.