Portal O Dia

Adesão de Marden a Fábio Novo expõe crise de oposição na política do Piauí

A redução de líderes de oposição na política do Piauí não é fato recente, mas vem se agravando sob a recente gestão do governador Rafael Fonteles. A crise ficou evidente nesta quinta-feira (1º) no momento em que o deputado estadual Marden Menezes (Progressistas), um dos principais rostos oposicionistas nos últimos 20 anos -- são seis mandatos de deputado estadual --, apareceu aderindo à pré-candidatura de Fábio Novo (PT) a prefeito de Teresina.

Mesmo sem a presença de Rafael Fonteles (PT) na solenidade de anúncio, o próprio Marden se encarregou de explicar que seu apoio a Novo o leva naturalmente para a base do Palácio de Karnak.

Não teria como fazer um movimento de reconstrução de Teresina que une diversas lideranças, não viria fazer parte desse movimento e ficar contra um pilar desse movimento que é a boa gestão do atual governador Rafael Fonteles. Isso é uma consequência lógica


Marden Menezes Deputado estadual
Assis Fernandes / O Dia
Adesão de Marden Menezes a Fábio Novo

Fábio Novo, por sua vez, disse que Marden sempre colaborou com os governos petistas com sua atuação de oposição na Alepi, e reforçou que na tentativa de construir uma frente ampla na disputa pelo Palácio da Cidade será necessário conversar com líderes de diferentes siglas partidárias.

“Vamos precisar de todos, de todo mundo mesmo, de homens e mulheres que realmente querem reconstruir a cidade. Marden é um deputado de seis mandatos, que atua fortemente da Alepi. É uma liderança em Teresina, teve sete mil votos na capital e pode contribuir muito com esse projeto”, disse.

A deputada Bárbara do Firmino (Progressistas), eleita pela oposição liderada por Ciro Nogueira e com um discurso contra o PT, realizou em outubro do ano passado o mesmo movimento de Marden. Ela abandonou sua pré-candidatura à prefeita de Teresina, deixou a oposição e anunciou apoio ao petista Fábio Novo. Por consequência, a ex-deputada Lucy Soares, mãe de Bárbara, se aproximou do governo.

Outros nomes conhecidos na oposição estão no radar das articulações da pré-candidatura de Novo. O presidente do PSDB e ex-deputado estadual Luciano Nunes tem conversas avançadas com Fábio pode ser o próximo a esvaziar o grupo de oposição.