Portal O Dia

Com título do Feminino, Atlético-PI conquista primeiro título na era profissional

Em uma final emocionante disputada no Estádio Albertão no último fim de semana, o Atlético-PI sagrou-se campeão do Campeonato Piauiense Feminino 2024 ao vencer o Tiradentes por 3 a 2. Mas a conquista representa mais que um título: este será o primeiro troféu no futebol profissional a compor a galeria do CAP. Equipe mais jovem no futebol profissional piauiense, o Auriverde quase conquista um título, na Série B do Piauiense masculino. Porém, bateu na trave e perdeu nos pênaltis para o Piauí Esporte Clube, ficando com o vice.

Elziney Santos / FFP
Atlético-PI, o campeão feminino 2024

O triunfo também assegura ao clube uma vaga na Série A3 do Campeonato Brasileiro Feminino de 2025. Esta também será a primeira competição nacional a ser disputada pela equipe, algo que é um "degrau" de uma escada que o clube quer subir até chegar à primeira divisão do futebol feminino. No projeto do clube, há a ideia de alcançar a elite do futebol feminino, que é a Série A1, até 2027, ano em que o Brasil sediará a Copa do Mundo Feminina.

O projeto foi explicado ao Portal O Dia pelo Luís Carvalho, vice-presidente do CAP. “E de preferência com uma atleta do Atlético Piauiense, que se destaque lá na época, compondo o elenco da Seleção Brasileira”, projetou ele. A ideia engloba também o futebol masculino profissional e de base. O Atlético-PI quer, até 2028, estar na Série B do Campeonato Brasileiro e até 2030 figurar entre os 20 times do Brasileirão Série A, a elite do futebol nacional.

Para isso, o investimento na base tem sido uma das prioridades do clube verde e amarelo – as cores fazem referência à bandeira do estado do Piauí. O time é o único do estado a ter categorias de base que vão desde o Sub-11 até o Sub-20, além das equipes profissional masculina e feminina.

Elziney Santos / FFP
Atlético-PI vence Tiradentes e conquista vaga na Série A3 do Piauiense.

A Federação de Futebol do Piauí (FFP) parabenizou o Atlético Piauiense pela conquista e o desempenho ao longo da competição. "Este campeonato foi uma celebração do talento das nossas atletas e um passo importante para o fortalecimento do futebol feminino no estado. Vamos continuar trabalhando para promover o crescimento dessa modalidade que tanto nos orgulha", afirmou Robert Brown, presidente da FFP.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.