O Conselho Regional de Psicologia da 21ª Região emitiu nota de repúdio aos ataques proferidos contra a conselheira Rafa Moon em um vídeo postado por ela nas redes sociais. A psicóloga utiliza linguagem neutra para convidar os profissionais da Psicologia do Piauí a participar da etapa regional do Congresso Nacional de Psicologia e recebeu uma série de comentários contendo ofensas e ataques transfóbicos.
No vídeo, Rafa Moon diz: “Olá psicólogos, psicólogas e psicólogues do Piauí. Sou conselheira secretária do CRP 21 e vim fazer um convite a vocês. Durante o mês de 2024, estaremos realizando nas cidades de Picos, Parnaíba, São Raimundo Nonato e Piripiri as atividades preparatórias do Corespi, que a etapa estadual do CNP, o Congresso Nacional de Psicologia. Para tanto, no pré-Corespi, estaremos elaborando propostas que serão contempladas nos cadernos de gestões das próximas gestões tanto dos Conselhos Regionais quanto do Conselho Federal de Psicologia”.
Por conta do uso da linguagem neutra para se referir aos profissionais da Psicologia, Rafa Moon foi vítima de comentários ofensivos. A conselheira precisou fechar a sessão de comentários da publicação. Em repúdio aos ataques, o Conselho Regional de Psicologia do Piauí afirmou que Rafa Moon exerce seu ofício de conselheira com brilhantismo e competência. A entidade frisou também que a Psicologia não compactua com qualquer tipo de agressão aos Direitos Humanos.
“A Psicologia, ciência das humanidades e embasada na defesa intransigente da dignidade e dos direitos da pessoa humana, expressos no princípio fundamental de seu Código de Ética Profissional Resolução 05/2010, não compactua com qualquer tipo de discriminação como transfobia, homofobia, racismo, capacitismo ou qualquer outra violação aos direitos humanos”, diz o CRP.
O Conselho destacou ainda que a linguagem neutra busca incluir todos os grupos sociais e que a manifestação de discursos de ódio, discriminatórios e ofensivos importa na negação da dignidade da pessoa humana, uma postura com a qual a entidade nunca será conivente. “O atentado sofrido pela conselheira Rafa Moon é um atentado aos valores fundamentais de nossa profissão e da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que servem de base para a atuação ética dos profissionais da Psicologia”, diz a nota.
O Conselho Regional de Psicologia do Piauí finaliza afirmando que não irá tolerar comportamentos discriminatórios e que está tomando as medidas cabíveis contra os ataques sofridos por sua conselheira. Atos de homofobia e transfobia contra indivíduos são enquadrados em crime de injúria racial segundo resolução do Supremo Tribunal Federal de agosto de 2023. Fazer comentários de cunho transfóbido e homofóbico podem levar à prisão sem direito a fiança e sem limite de tempo para o processo prescrever.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.