A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) debateu, nesta terça-feira (25), a implementação de novas tecnologias na gestão pública estadual, especialmente da inteligência artificial, como forma de incentivar a inovação e o empreendedorismo no campo das IAs. O assunto, tratado como Indicativo de Projeto de Lei, foi aprovado por unanimidade no plenário da Casa.
LEIA TAMBÉM
O autor do indicativo, deputado Dr. Marcos Vinícius Kalume (PT), afirma que a ideia é promover a implementação da inteligência artificial no âmbito da administração pública no Piauí. Entretanto, ele ressalta que o uso da nova tecnologia deverá ser executado forma responsável, como meio de auxiliar nos processos manuais realizados pelo ser humano.
“A ideia é estimular a inovação e o empreendedorismo no campo da IA, incentivando a criação de startups e projetos voltados para resolver desafios locais. É nesse sentido que sugerimos princípios e diretrizes para a implementação e o uso responsável da inteligência artificial”, disse o parlamentar.
Para ele, o assunto deve ser debatido com mais ênfase, principalmente após o Poder Executivo ter sancionado a criação da Secretaria de Inteligência Artificial. A pasta estadual tem como foco implementar políticas públicas voltadas para a inovação tecnológica, proporcionando um ambiente propício para o desenvolvimento econômico e social por meio da inteligência artificial.
O Indicativo de Projeto de Lei foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares da Casa. A partir de agora a matéria segue para Executivo, que pode acatar a proposta, transformando-a em projeto de lei do Governo.
LEIA TAMBÉM
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.