Portal O Dia

Dr. Vinicius apresenta solução tecnológica para combater insegurança alimentar no Piauí

Em uma iniciativa pioneira no Estado do Piauí, o Pacto pelas Crianças está prestes a lançar uma plataforma revolucionária no primeiro semestre de 2024. O aplicativo, batizado de Nutrimap, é fruto da colaboração do pacto com o deputado estadual Dr. Vinicius (PT), membro titular e idealizador da inovação.

O Nutrimap é mais do que uma simples ferramenta de georreferenciamento. É uma solução inovadora que utiliza a tecnologia para enfrentar desafios críticos, como a insegurança alimentar no Piauí. Dr. Vinicius destaca que o objetivo principal é unir esforços entre a Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SASC), a Secretaria de Educação (SEDUC), e a Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI) para alcançar a meta de 90% das crianças piauienses vacinadas.

Divulgação

"Estamos comprometidos em garantir um futuro saudável e seguro para as crianças do Piauí. O Nutrimap representa um passo significativo nessa jornada, utilizando a tecnologia como aliada na promoção da saúde e no combate à insegurança alimentar", aponta o deputado.

O aplicativo Nutrimap, foi apresentado à primeira-dama, Isabel Fonteles, coordenadora do Pacto, que abraçou a ideia. A plataforma terá a capacidade de mapear crianças que estão com a carteira de vacinação em atraso ou incompleta, fornecendo informações cruciais para a implementação de estratégias direcionadas. Além disso, a plataforma buscará identificar áreas com maior incidência de insegurança alimentar, permitindo ações assertivas por parte do Pacto pelas Crianças.

“O lançamento do Nutrimap marca um marco importante na busca por soluções eficazes e tecnológicas para desafios sociais complexos. Com o apoio do Pacto pelas Crianças, liderado pela primeira-dama e impulsionado pelo comprometimento do governador do estado, o Piauí está trilhando um caminho inovador na promoção da saúde e no bem-estar das crianças, consolidando-se como referência em políticas públicas voltadas para a infância”, finaliza Dr. Vinicius.